Pergunta 0010 – Pode o homem compreender a natureza íntima de Deus? Não, falta-lhe para isso o sentido.

A busca de Deus como hoje executada pela humanidade (querer saber quem é Deus) é infrutífera, pois ao espírito humanizado faltam elementos para saber quem é Deus.

Quando a humanidade cria formas para descrever Deus (um velho de barbas, uma energia, uma luz, um espírito, etc.), na verdade o que está fazendo é a criação de meras figuras ilusórias – como aquelas que são criadas pela sombra de movimentos da mão projetada em uma parede – pois ao homem faltam elementos para conhecer as propriedades íntimas de Deus.

A única coisa que o homem pode conhecer de Deus é o que vimos até agora: a Sua ação. Só o que espírito humanizado pode saber a respeito da Divindade é que a ação de Deus é fruto da inteligência Suprema – portanto, perfeita em todos os sentidos – e que é a Causa Primária de todas e demais ações do universo. Isso é o que o ser humanizado pode conhecer de Deus.

Então, pare de querer saber quem é Deus. Pare de querer defini-Lo, pois você não tem condição. Estamos muito afastados do Pai, muito longe para poder ficar discutindo quem é Ele.

Nos falta conhecimentos sobre determinados elementos do Universo para podermos compreender quem somos nós mesmos, que dirá para saber quem é Deus. Vamos nos concentrar naquilo que podemos realizar. Ao invés de ficarmos como loucos querendo saber quem é Deus, vamos nos concentrar naquilo que podemos conhecer Dele, ou seja, a Sua ação no Universo.

Ao invés de ficarmos querendo fazer teorias brilhantes e maravilhosas sobre quem é Deus, lutemos para viver com Ele ao nosso lado. Vamos lutar para fugirmos, por exemplo, da compreensão de que o nosso inimigo causou a nossa derrota e buscarmos entender que atrás deste inimigo, atrás desta obra, tem Deus, que é a Causa Primária da derrota de cada um. Busquemos mais ainda: conscientizarmo-nos que se Ele fez isso, está tudo Perfeito, pois é fruto da Inteligência Suprema do Universo.

Isso nós podemos fazer. Isso nós podemos realizar.

Agora, ficar discutindo, fazendo tratados ou estudos científicos na busca de compreender quem é Deus, como Ele é constituído, se tem corpo ou não, isso é perder tempo. É utilizar-se da encarnação que foi feita com um sentido para uma busca inútil. Digo isso porque não nos adianta nada saber como Deus é: o que adianta é aprender a viver com Deus.

Nesse estudo – e já tinha deixado bem claro – não vamos estudar O Livro dos Espíritos apenas para obter conhecimentos espíritas (técnico-científicos espirituais), mas vamos fazê-lo de uma forma doutrinária.

Dentro da visão doutrinária, dentro da busca a Deus, existe nesta resposta um recado muito forte do Espírito da Verdade: pare de buscar a Deus por sua forma e sua essência e comece a buscar a Deus por sua ação, por sua participação no Universo.

Participante: querer compreender Deus seria como um cego de nascença querer ver o sol quando o que ele pode é apenas sentir seu calor?

Isso, o cego de nascença pode sentir o calor do sol, mas não pode descrevê-lo.

É isso mesmo que o Espírito da Verdade quis dizer. É um bom exemplo. Ele traduz exatamente como o ser humanizado é: um cego de nascença que quer descrever o sol.

A única coisa que você pode conhecer de Deus é o seu Amor, assim como o cego de nascença pode apenas conhecer o calor produzido pelo sol. 

Compartilhar