“Não deem para os cachorros o que é sagrado, pois eles se virarão contra vocês e os atacarão; não joguem as suas pérolas para os porcos, pois eles as pisarão” (Mt. 7, 6)
Perfeito. O que quer dizer isso? Não deem suas pérolas, coisas de grande valor para o cachorro ou para o porco, ou seja, irracionais, como vocês chamam. Não deem suas coisas sagradas para aqueles que não saberão usá-las.
O que é sagrado, uma pérola, para você? Onde está sua riqueza? Na paz, na harmonia, na felicidade, no amor. Não deem isso para os irracionais. O que quer dizer isso? Não dependa de ninguém para ser feliz. Se jogar o que é sagrado para você, que diz estar buscando a Deus (a paz, harmonia e felicidade), estará jogando fora, pois eles não darão o mesmo valor a essas coisas quanto você, que assinou este contrato deveria dar.
É como se você desse uma nota de R$50,00 para um bebê. A primeira coisa que ela fará é rasgar ou colocar na boca. Fará isso porque não sabe o valor daquilo.
Portanto, sua felicidade tem que ser exclusivamente com você, tanto no gozá-la quanto no obtê-la. Esperando que o outro sinta a mesma felicidade que você ou que dê motivos para ela existir, não conseguirá ser feliz. Estará jogando fora a oportunidade de ser feliz.
Depender do outro para ser feliz. Foi isso que Cristo quis dizer nesse trecho. Ele falou a pessoas que pensam assim: ‘no dia que me tratarem com respeito vou me sentir bem’; ‘no dia que aquela pessoa me amar do jeito que a amo, vou me sentir bem’; “no dia que meu filho corresponder ao que espero que ele faça, vou me sentir bem’.
Isto é jogar pérolas aos porcos, porque para eles aquilo não é pérola mas bijuteria. Eles estão mais preocupados em ganhar, ter o prazer, ter a fama, receber elogio do que ser feliz verdadeiramente. Estas coisas, são pérolas para eles, são coisas sagradas.
Participante: quando eu tentei fazer isto com meus filhos, não ligar, depois veio o troco deles, aí liguei. O troco deles foi jogar na minha cara que antes eu viajava, ficava uma semana, quinze dias fora e eles ficavam sozinhos. Agora percebo nas entrelinhas que quando peço a atenção deles, jogam isso na minha cara.
Quando você pede a atenção … Se sabe que não vão dar, não jogue sua pérola a eles: não peça a atenção. Melhor: peça, mas não espere que eles deem.
O problema é esperar que eles lhe deem atenção.
Participante: mas isso é complicado.
Sei que é complicado, mas precisa ser feito. É um trabalho que precisa ser feito, se não quer sofrer.
‘Ele é deste jeito, não quer mesmo, então vou continuar minha vida, me dedicar ao que é pérola, ao que é sagrado para mim. Quem quiser vem junto, quem não quiser, que fique aí no seu chiqueiro.’ Claro, tudo isso no sentido figurado.
É aquela história que a disse: dê a mão ao outro, tente ajudar. Se não quer vir, solte a mão e vá embora.
Você está dando o que lhe é mais sagrado. Está dando o seu tesouro que é a sua paz, em troca de uma atenção. Está esperando que lhe tratem como quer, para ter paz.
Eles não estão preocupados em estar em paz com você. Para eles isso é pérola, coisa importante. É bijuteria. A pérola para eles é o ganhar. Se ao invés de pedir atenção você proporcionar o ganhar algo, ficam em paz com você.
Essa passagem da Bíblia é só isso. É pequenininha, mas veja o quanto é importante para todo o acordo.
Participante: nesse trecho houve uma mudança. Antes Cristo falava em depender de objetos materiais e agora está falando em depender de pessoas.
Exatamente.