Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Participante: Joaquim, quando você fala que vai piorar muito, pode dizer em qual sentido?

No sentido da falta de credibilidade. Cada um que for assumindo o governo não terá credibilidade. A população não acreditará nele.

As ações dos novos governantes continuarão a ser as mesmas que dos anteriores. Com isso, vocês irão perdendo as esperanças de um futuro melhor. Nesse momento haverá uma convulsão social e depois haverá a mudança no sistema de vida.

Participante: então, tomara que aconteça essa mudança …

Sim, mas ainda vai demorar. Vocês ainda têm muita caminhada até lá.

Participante: e o senhor sabe dizer quando?

Não. A hora só Deus sabe. Isso Cristo ensinou.

Participante: mas que mudança é essa, pai Joaquim?

O que irá suceder o modelo atual da sociedade é algo que nunca existiu. Se nunca existiu, como é que vou lhe explicar? Você não conhece nada dele para eu tentar lhe mostrar como será.

Digamos assim: vai mudar de banana para tchutchuctchu. Entendeu?

Participante: só para deixar mais claro o que você está dizendo… Vai piorar não só o governo, mas também família, sociedade, botequim de esquina, tudo não é?

O que é a família? É o governo mais direto sob o qual você vive. A falta de credibilidade nas posições de liderança ocorrerá com todos que governam a sua vida.

A crise vai se estender a todos os poderes constituídos. Na verdade todo governo tem poder porque vocês os constituem dessa forma. São vocês que outorgam o poder e elegem um governante nos diversos segmentos da vida. Na família, no trabalho, no bar. Em todos esses setores, a perda de credibilidade se dará. Aliás, muitos já estão vivendo essa situação na família e em outros campos.

Tudo isso acontecerá para vocês compreenderem que a forma de viver atual só leva ao sofrimento. Não é através dela, ou seja, através do quando for bom eu faço, quando não for, não faço, mesmo que com isso fira o outro, que3 se consegue a felicidade. Isso só leva ao sofrimento.

Participante: ou seja, para construir o novo, você precisa destruir o velho.

Você só pode renascer depois de matar o velho.

Participante: mas Joaquim, esse matar o velho é a relação com o homem velho, não é?

É a forma de viver velha.

Você precisa libertar-se da forma de viver velha. Quando se liberta dela, a mata.

Participante: quando você fala que vai piorar…

É porque vai piorar.

Participante: isso que o senhor disse nós não escutamos só aqui. Em casas espíritas já tive oportunidade de ouvir a mesma coisa. Aas entidades têm batido muito na tecla que devemos viver mais em harmonia e ser essa luzinha, essa formiguinha, pois a intolerância vai aumentar Então, posso pensar nessa coisa que a gente já está vivendo esse mundo. Na rua, as pessoas falam mal desde o transporte público até a saúde. Por isso elas já vão para a rua com raiva e brigam umas com as outras, seja no trânsito ou em qualquer lugar. Quer dizer, aí chegam a uma manifestação e vira baderna. Há mortes e por aí vai.

Essa sua pergunta me leva para a segunda crise que vocês estão vivendo e que vai aumentar: a insegurança física. Nós já vamos falar dela.

Só quero acrescentar um detalhe. Vocês já ouviram falar no Deus Shiva?

Participante: o destruidor dos mundos.

Não. Shiva não é o destruidor dos mundos. É o reconstrutor. Só que para construir algo é preciso destruir o que há. Portanto, Shiva não é o destruidor, mas o reconstrutor.

Você tem de ser um Shiva. Enquanto não destruir em você as coisas velhas, não nascem coisas novas. Aliás, o Cristo fala isso: o sábio é aquele que tira coisas novas do seu baú de coisas velhas.

Como é que começou a terra? A terra que eu falo é a parte sólida do planeta. A larva saiu de dentro da Terra, o que vocês chamam de vulcão, foi se solidificando e deu origem ao que está aí. Da mesma forma você precisam construí o homem novo.

Por isso digo que enquanto você não tiver uma erupção para que cuspa coisas novas em cima das velhas, não vai construir uma base sólida para uma vida feliz.

Participante: ficou, mas é difícil.

É difícil, por que? Por que é difícil fazer as coisas mesmo sendo chama de bobo? Porque você tem que abrir mão do prazer, da sua satisfação, do ganhar, do ser humano. É difícil porque vocês não querem deixar de ganhar.

Só tem um detalhe: levando-se em consideração o mundo espiritual, só ganha quem abrir mão do querer ganhar. A pessoa que me falou que secou a poça de água ganhou. Ele foi lá, tirou a água e por isso não tem mais mordida de pernilongo. Só que para obter essa vitória teve que abrir mão do deixar de ganhar, de ter o prazer da prefeitura fazer o que tinha que fazer.

Participante: é engraçado você falar isso porque por várias vezes já percebi isso acontecer em minha vida. Você luta, luta, luta por uma coisa. A partir do momento que não julga mais aquilo importante, acontece. Ou deixa de acontecer uma coisa que está incomodando. Aí, quando você fala “não quero saber, não estou mais nem aí”, a coisa para de acontecer.

Não é sempre, mas acontece muito dessa forma.

Compartilhar