Em síntese, a finalidade da Doutrina Espiritualista Ecumênica Universal é mostrar a todos que a reforma íntima tem que ser promovida dentro de cada um. Para tanto é necessário alcançar a compreensão de que cada ser humano é fruto das suas próprias leis e que age por elas e não por consciência.
Esta doutrina ensina ainda que promover a reforma íntima é se reformar para atingir a consciência de participar das ações amando e não executá-las, ou cobrar a sua execução, através de obrigações, por cumprimento de leis.
Ela não prega a alteração de leis ou verdades por outras, mas sim o fim da eficácia de cada uma para a consciência de que todas as coisas são Perfeitas porque são causadas por Deus.
Esta é a reforma íntima verdadeira: alterar tudo que você vê, acha, sabe, quer, pode para a perfeição, para o justo e amoroso. Esta é a revolução do espírito que coloca todas as coisas sob a batuta de Deus, como dito no primeiro Manifesto do EEU.
Resumindo, esta é a mensagem da Doutrina Espiritualista Ecumênica Universal:
“uma doutrina que lhe ensina como viver esta vida promovendo a reforma íntima sem que para isso crie regras que precisem ser obedecidas”.
A Doutrina Espiritualista Ecumênica Universal lhe ensina como promover a sua reforma e não apenas lhe ordena o que deve ser feito Ela mostra os caminhos que devem ser percorridos e como deve ser feito para alcançar o objetivo, mas não o obriga a percorrê-los.
Este é o trabalho do grupo de espíritos que foi conclamado a auxiliar a espiritualidade e que hoje completa três anos de formação. Hoje este grupo pode dizer: eu sei como fazer. Pode até não ter ainda conseguido a total reforma, mas que pelo menos agora tem um caminho para percorrer.