Participante: como escolher uma emoção boa, se a mente nos deixa a sensação de culpa, erro?

Qual é a sensação boa com relação à culpa que a mente cria? A aceitação da culpa.

A mente diz que você agiu de uma forma, praticou um determinado ato, ao fazer determinada coisa. Diz também, que você é culpado. Se aceita a culpa e se sente culpado, vai sofrer. Mas, se aceita a culpa sem se sentir culpado, ou seja, dizendo a si ‘não sei se o que fiz está certo ou errado, isso é apenas um conceito’, estará qualificando o acontecimento como um ato. Aí poderá simplesmente dizer: é, eu fiz, e daí?

O problema é querer escolher, vou usar suas palavras, a emoção boa. Não é usar outra emoção, mas não aceitar o peso do erro.

Estar errado é uma coisa que pesa. Quando aceita a razão, a sua mente, deita e rola. Ele cobra fortemente: você não presta, é um lixo, é isso e aquilo. Com isso você vai cada vez mais se afundando.

Não aceitar o peso da culpa: isso é o que precisa ser feito. Agora, se quiser escolher uma emoção, digo que deve optar por uma que não gostam muito: ficar frio com relação ao erro.

Estou errado? Então, estou errado. Não estou nem aí para isso.

Se viver assim não sofrerá. Agora, quando aceita além do errado o peso do erro, aí sofre muito.

Portanto, se quer uma emoção para viver a culpa seja equânime. Viva com apatia, seja apática a acusação que a sua razão ou que alguém faz de você está errado.

Compartilhar