Enviar texto por Telegram
Pergunta 0013 – Quando dizemos que Deus é eterno, infinito, imutável, imaterial, único, onipotente, soberanamente justo e bom, temos ideia completa de seus atributos? Do vosso ponto de vista, sim, porque credes abranger tudo. Sabei, porém, que há coisas que estão acima da inteligência do homem mais inteligente, as quais a vossa linguagem, restrita às vossas ideais e sensações, não tem meios de exprimir. A razão, com efeito, vos diz que Deus deve possuir em grau supremo essas perfeições, porquanto, se uma lhe faltasse, ou não fosse infinita, já ele não seria superior a tudo, não seria, por conseguinte, Deus. Para estar acima de todas as coisas, Deus tem que se achar isento de qualquer vicissitude e de qualquer das imperfeições que a imaginação possa conceber.
Vamos estudar passo a passo esse texto, porque a resposta é longa e traz diversos ensinamentos importantes para aqueles que se preocupam com a elevação espiritual.
Na pergunta Kardec lista alguns dos atributos de Deus e questiona o Espírito da Verdade se esses podem ser atribuídos a Deus. O mentor do espiritismo responde: os seres humanizados acham que na totalidade esses são os atributos de Deus, mas nessa lista faltam outros que eles sequer conhecem. Vamos entender melhor essa informação …
Para isso quero fazer uma pergunta. Vamos pensar em uma cidade: por exemplo, Goiatuba, que fica no estado de Goiás. Alguns de vocês que estão aqui sabem o que está acontecendo em Goiatuba agora?
Claro que não. Na verdade não sabem o que está acontecendo no quarto ao lado. Apesar disso querem saber o que está se passando com Deus no Infinito. Querem saber quando Ele age ou não, como e para que age, etc.
Esse é o primeiro detalhe que surge da leitura da resposta do Espírito da Verdade: tudo que o ser humanizado afirmar a respeito de Deus precisa ser encarado como uma mera suposição, pois é incapaz de conhecer tudo sobre o Senhor do Universo.