Mas, o espiritualista também não se prende a ter porque sabe mais uma coisa: se tiver aqui, não terá lá.
Quer ver uma coisa? Os seres humanos que se dizem espíritas, espiritualistas ou qualquer outra doutrina cristã já ouviram uma passagem bíblica com o ensinamento de Cristo que fala: o primeiro no reino da Terra será o último no Céu, o primeiro no Céu será o último na Terra. Apesar desse ensinamento, todos querem ser o primeiro aqui …
Participante: e lá também …
Não se pode quebrar a lei. Dela não se tira nem uma vírgula, nem um ponto. Sendo primeiro aqui, lá será o último …
Participante: mas uma vez o senhor disse que desejar uma coisa não é problema, mas se prender a ter que ter.
Exatamente o que falei agora: você pode ter tudo o que tiver. Pode até desejar o que não tem. O problema é achar que tem que ter, que precisa ter, que é importante ter.
O problema é o que acabei de falar: transformar alguma coisa desse mundo em uma riqueza, em algo muito importante que precisa ser conquistado ou mantido a qualquer preço. É achar que algo desse mundo é necessário.
Você pode desejar o que quiser desse mundo, desde que não ache que aquilo é importante, é imprescindível, é necessário, indispensável. Esse é o ponto que estou tocando, é o que estou levantando.
Quantas vezes já disseram: ‘tendo saúde, o resto não importa’. O que vai acontecer com essa pessoa quando ela não tiver saúde? É bom pensar nisso, porque todos algum dia não terão saúde. Se consideram importante e fundamental ter, como viverão quando não tiverem?
Não estou falando em perder a saúde para uma doença terminal. Basta ter uma gripe, um calo doendo e não terá saúde. Como viverá esse dia? Certamente se lamentando porque não tem saúde … Fará as mesmas coisas que faria se tivesse saúde, mas sem lamentação.
Participante: quando ficar doente o ser humano valoriza outra coisa …
Exato.
O ser humano que precisa ter bens na Terra para achar que ficará aqui eternamente, precisa ter posses, valorizar coisas daqui. Por isso passa a valorizar a medicina, o médico, o hospital, o remédio. E todos que dão valor e importância a essas coisas conseguem se curar? Não, alguns não conseguem a cura, apesar do médico, do hospital e do remédio. O que acontece então? Se decepciona, sofre …
É isso que estou querendo mostrar. Se conscientizar da prisão que vivem com relação a coisa material é o momento da caminhada de vocês. Depois de terem me ouvido tanto tempo, passado por diversos lugares, ter recebido tantos ensinamentos, é o momento de pararem e começarem a pensar: porque não consegui?
Analisando o que estou falando hoje devem tomar a consciência de que para conseguirem não precisam de novos ensinamentos. O que precisam é resolver a vida. Esse ‘resolver’ passa exatamente pelo que estamos falando e fazendo aqui: usar o ensinamento para acabar com a valorização das coisas humanas.
Como já disse, quando para de valorizar o que é humano, se libertar do ter que ter, não se cai no vazio, mas se encontra o que não é humano.
O Dalai Lama tem uma frase muito bonita. Diz assim: acho graça dos seres humanos. Perdem sua saúde buscando dinheiro e depois gastam todo ele buscando ter saúde. Pois é: vocês estão perdendo toda a chance de espiritualização se prendendo ao que não é espiritual e dizendo que estão querendo ganhar o que é espiritual depois que sair da carne.
Acho que o nome disse é paradoxo, não?