Ficou bem claro que existe filtro na percepção? Agora podemos ir ao filtro que conversei naquele dia: o da razão.

Vou continuar com o exemplo que criou: a planta. Porque o que foi percebido foi classificado como verde?

Participante: está baseado em informações anteriores que tenho.

Isso. Porque você tem uma classificação interna para avaliar a realidade criada pelo filtro da visão. Essa classificação também é um filtro.

Por isso estou dizendo que existem filtros em todos os mundos. O filtro no mundo da percepção criou a existência da planta, o do mundo da razão disse que o percebido era uma planta e que possuía folhas verdes. Não é a planta que possui essa cor, ela foi gerada por um determinado filtro que possui. Se fosse daltônico, por exemplo, teria filtros diferentes e com isso veria outra cor.

São esses filtros que geram a realidade, que criam o que vive. Não importa o que seja.

Participante: olhar para você já é viver algo criado por um filtro.

Sim. Enquanto não conhecia a figura do médium, Joaquim era uma coisa. Na hora que a conheceu, passou a ser outra. Porque? Porque trocou o filtro. Passou a me ver com outros olhos.

Só que você não vive apenas o que percebe: há a razão que dita valores sobre as cosias. O primeiro filtro cria o que vê, o que percebe; o segundo, o da razão, cria conceitos sobre o que é visto.

O segundo filtro amplia a realidade que é vivida. O filtro da ação apenas cria formas e movimentação; o da razão, amplia a realidade que é vivida ao gerar valores para o que é percebido.

A razão, ao me ver, pode dizer para prestar atenção no que digo porque confia em mim ou pode dizer para não prestar atenção, pois essa incorporação é fajuta. Com isso está criando realidades diferentes. Por isso posso dizer que o filtro de cada um dos mundos que é utilizado tem participação na realidade que você vive.

Portanto, o mundo da ação, a razão que tem sobre as coisas e as emoções que utiliza para conviver com a realidade, são geradas a partir da utilização de determinados filtros que possui. Isso é o que vive, isso é a sua vida.

Compartilhar