Participante: quando se ouve tudo o que o senhor falou, não há como escapar da pergunta: o que é Deus?
Um ser, um espírito. O ser mais elevado do universo (Inteligência Suprema) e que por conta da sua ascensão moral está no topo da escala hierárquica. É a Causa Primária de todas as coisas, ou seja, é a origem de tudo que existe. Acreditando em qualquer coisa diferente disso, você ainda está presa às verdades humanas.
Quem consegue compreender Deus sabe que no universo só existe uma realidade: Deus e sua ação. Quem não consegue, ainda vive com a ideia de um eu afastado do Senhor.
Deixe-me dizer uma coisa. Na Bíblia está escrito que o espírito foi criado à imagem e semelhança de Deus. Sendo assim, quem é você? Deus. Mas, não você da forma como se vê hoje no universo, um ser humano, mas da forma que é no mundo espiritual.
Pronto, aí está a sua resposta: Deus é a Inteligência Suprema e a Causa Primária de todas as coisas, por isso é você. Não há necessidade de se discutir mais nada. Deus não é uma condensação de energias, não é um raio nem um velho de barbas longas? Não, Ele não é nada disso. Este é o argumento que você deve usar na sua meditação sobre a sua existência.
Apenas para encerrar esta questão de quem é Deus, vou fazer uma comparação que não tem nada a ver com a realidade, mas apenas para ajudar a compreender o Pai. Imagine um super computador: este é Deus.
É claro que Ele não é um computador, mas a figura lhe ajuda a entender o Senhor. Ele é uma Inteligência que é capaz de gerar e governar todas as ações do universo de tal forma que cada um sempre receba aquilo que precisa e merece. É quando se toma consciência dessa potência do Pai que o ser perde a presunção de saber o que é melhor para si e entrega-se a Ele deixando-O comandar seu destino.