Porque nós somos companheiros e trabalhamos juntos para Deus e vocês são o terreno onde Deus faz o seu trabalho. (Capítulo 03 – versículo 09)
Cada mestre tem a plena convicção de que é apenas um trabalhador de Deus e que cada ser humano, cada espírito encarnado, é um terreno de plantação onde tem que colocar uma semente de Deus para que o próprio Deus possa a faça germinar.
A partir disso digo: que não se coloque na boca dos mestres palavras contra essa ou aquela religião, contra essa ou aquela doutrina, contra essa ou aquela filosofia religiosa, pois todos os Mestres possuem a plena convicção de que são servidores de Deus e estão plantando para o Senhor e não para si mesmo.
Nenhum mestre veio para ele mesmo, viu?
Vocês são também o edifício de Deus. Usando o dom que Deus me deu, faço o trabalho de um construtor competente. Ponho o alicerce e outro constrói sobre ele, porém; cada um tome cuidado como constrói pois Deus já pôs Jesus Cristo como único alicerce., e nenhum outro pode ser colocado. (Capítulo 03 – versículos 09 a 11)
O que é Jesus Cristo? A ação amorosa, o amor em ação.
Então, quando Paulo diz que Deus já pôs Cristo como alicerce, disse que o único alicerce, a única base em sua vida deve ser o amor em ação.
Alguns usam ouro ou prata ou pedras preciosas para construírem sobre o alicerce. (Capítulo 03 – versículos 12)
Bens materiais.
Outros ainda usam capim, madeira ou palha. (Capítulo 03 – versículo 12)
Bens materiais mais simples. São aqueles que se dizem humildes, mas que ainda estão presos aos desejos mundanos…
O dia Cristo vai mostrar claramente o trabalho de cada um. (Capítulo 03 – versículo 13)
Paulo está nos dizendo exatamente aquilo que estamos falando: coloca-se Cristo como base do mundo material, mas ele não serve para isso. Ele é base do mundo espiritual.
Se você alicerça uma casa com Jesus Cristo, a sua construção só pode conter amor. Não pode ter ouro, prata ou brilhantes. Ou seja, não pode ter valores materiais, pois senão será uma casa oca construída sobre um alicerce forte: esta casa vai cair e ficará só o alicerce. É preciso construir as paredes com o mesmo material do alicerce: o amor.
Porque o fogo daquele dia mostrará o trabalho de cada pessoa, o fogo vai mostrar e provar a sua verdadeira qualidade. (Capítulo 03 – versículo 13)
Descrever o fogo que Paulo fala não é fácil. É a ‘quentura’ que vocês vão sentir naquele dia. Não uma quentura física e sim espiritual. Não existem palavras que eu possa usar para descrever o que o apóstolo quer dizer…
Se aquilo que alguém construir sobre o alicerce resistir ao fogo, então ele receberá recompensa, mas se o trabalho de alguém se queimar então ele perderá a recompensa. (Capítulo 03 – versículo 14)
Todas as coisas materiais são inflamáveis. Apenas o amor não se queima jamais.