Enviar texto por Telegram
Que ninguém se engane. Se algum de vocês pensa que é sábio conforme a sabedoria humana, então precisa se tornar louco para ser de fato sábio. (Capítulo 03 – versículo 18)
Muito interessante este trecho: você precisa ser maluco para se tornar um sábio espiritual. Deixe-me falar um pouquinho disso.
A sabedoria espiritual não tem nenhuma lógica material. Ela não contempla nenhuma lógica material. Sendo assim, é preciso entendermos que para alcançá-la não podemos ficar presos às regras do mundo.
Lembra que antigamente vocês diziam assim: ‘nós estamos na carne e precisamos seguir as regras da sociedade’. Não, não precisam. Mais: se seguirem continuarão sem alcançar a sabedoria espiritual…
Sei que vocês consideram sábio aquele que conhece as leis materiais e as regras da sociedade, mas Paulo está nos deixando muito claro que você para poder ser um sábio de verdade, dentro do sentido espiritual tem que ser louco, ou seja, não deve seguir nenhuma lei material. Enquanto você estiver preso e atado a estas leis não conseguirá a elevação espiritual.
Pois aquilo que este mundo acha que é sabedoria, Deus acha que é loucura. (Capítulo 03 – versículo 19)
Como este mundo é louco, não? Você tem que combinar roupa: que loucura! Você tem que fechar a boca para comer: que coisa louca!
Para Deus isso é louco porque o que importa é se alimentar e não como se alimenta. Mas vocês criam um monte de regras de etiqueta para dizer quem se alimenta bem e quem se alimenta mal. Viver assim, para Deus é coisa de louco.
Sabe, você precisa se alimentar e além de ter que se alimentar ainda vai criar regras? Isso é uma loucura sem tamanho…
Como dizem as Escrituras Sagradas, Deus pega os sábios nas suas espertezas. (Capítulo 03 – versículo 19)
Coloca um na frente do outro para ver se vai criticar ou não quem não segue suas regras.
E também: o Senhor sabe que os pensamentos do sábio não valem nada. Ninguém deve ficar orgulhoso com o que as pessoas fazem. Pois todas as coisas pertencem a vocês. Paulo, Apolo, Pedro, este mundo, a vida e a morte, o presente e o futuro, tudo isso é de vocês, e vocês pertencem a Cristo, e Cristo pertence a Deus. (Capítulo 03 – versículo 20 a 23)
Tudo isso foi dado a vocês, pertencem a vocês: a vida, a morte, a felicidade, a tristeza. Tudo isso é presente de Deus a vocês.
Quando recebemos um presente o que devemos fazer? Agradecer, louvar e ficar feliz, não é assim?
Sendo assim, quando Paulo nos diz que tudo o que existe nos foi dado de presente, está dizendo que a tudo que recebermos devemos Louvar a Deus. Mas, você Louva a Deus quando compra uma coisa? Não, louva a si mesmo que ganhou o salário e pode comprar. Esquece que mesmo quando compra é Deus que deu, porque se não tivesse dado não teria.
Precisamos começar a entender e a vivenciar isso: vivenciar que Deus é quem dá tudo.