Enviar texto por Telegram
É único. Se muitos deuses houvesse, não haveria unidade de vistas, nem unidade de poder na ordenação do Universo.
Claro …
Se existe uma Causa Primária, ela tem que ser Única. Se não fosse, houvesse dois agindo primariamente sobre as coisas, um teria que mandar no outro. Nesse caso, só quem mandasse seria o Deus.
Na verdade, precisamos compreender que Deus é a apenas uma palavra. Como já foi estudado na pergunta hum, a única coisa que podemos conhecer de Deus é a sua ação como Causa Primária. Portanto, Ele é, para cada um, aquele/aquilo que causar primariamente as coisas do Universo, não importando o nome ou forma que se dê a quem causa.
Aplicando-se a propriedade da Unicidade à Causa Primária da ação dos elementos do Universo, tem que se compreender que tudo que existe é Uno. Com essa consciência formada, precisamos extinguir a dualidade (os pares de opostos que dizemos existir). E a primeira que precisamos extinguir são os valores bom e mau.
Depois que conhecemos e aplicamos na prática as propriedades de Deus, precisamos compreender que não existe algo que possa ser bom e outro que possa ser mal. Se fosse possível, não existiria a Imutabilidade da Causa Primária.
Além disso, se houvesse o par de opostos, um teria que ser a origem primeira das coisas, ou seja, teria que suplantar o outro. Se existisse um Deus e um diabo, por exemplo, um teria que mandar no outro e aquele que mandasse, não importando o nome que se dê a ele, seria o Deus, pois originaria primariamente as coisas. Se eles se alternassem como geradores primários da situação, a propriedade da imutabilidade não existiria.
Portanto, não pode haver o bom e o mal, Deus e o diabo, o espírito de luz e o obsessor. Quem quer que cause primariamente qualquer elemento do Universo precisa ter eternamente esse poder e ele precisa ser exercido com a propriedade da imutabilidade.
Quem quer que ocupe essa função de uma forma Imutável e Eterna, portanto, é o Deus do Universo.
A partir dessa definição de Deus, precisamos compreender que aquilo que os seres humanos chamam de mau é causado por Deus. Não como maldade, mas como resultado de uma análise perfeita (Inteligência Suprema) daquilo que cada um merece.
Na realidade a maldade passa a existir somente quando a inteligência secundária (espírito) analisa o que a Primária causou e cria esse atributo ao que foi causado. Originariamente a coisa (pessoa, objeto ou acontecimento) foi causada Perfeita, mas a inteligência secundária alterou o seu valor.
Mas, quantas coisas hoje você não gosta e amanhã passa a gostar? Será que você, uma inteligência secundária, que é mutável e temporária, é capaz para julgar a Causa Primária?
A Realidade, a Verdade, do Universo é eterna e imutável. Então, Deus é imutável, pois sempre fez aquilo que a sua propriedade inteligência determinou para cada coisa do Universo.