Participante: será que toda discussão sobre política, insegurança financeira é inútil? Pergunto isso porque se todos os problemas partem do ser humano, a gente nem precisaria ficar pensando no como fazer as coisas. Cada um pensaria em se melhorar, e o dia que …
O problema é que ninguém se preocupa em melhorar. Ocupa-se apenas com a própria vida.
Participante: isso, cada um se ocupa com a sua vida e as coisas vão acontecendo naturalmente, conforme cada ser humano for tomando consciência da sua parte.
Sabe porque é necessário trabalhar a si mesmo nessas crises? Porque até hoje não descobriram o Shangrilá, a Terra de ouro, onde todo mundo tem tudo e ninguém passa necessidade. A humanidade ainda não descobriu essa terra, e olha que tem sete mil anos que está procurando.
E será que você ainda não entendeu isso? Será que você ainda não entendeu que o seu sonho de ter só lhe faz sofrer porque sente falta? Sim, já sentiu. Só que ainda continua acreditando em milagres.
Já me falaram da tal lei da atração. O que é essa tal de lei da atração que inventaram que diz que se desejar alguma coisa conseguirá? Nada mais é do que um conto de fadas, da carochinha, para lhe manter preso nesse sistema.
O que é o poder da oração, a questão de orar para conquistar? Se a fé, a oração, a entrega a Deus, garantisse alguma segurança humana, o teto da igreja não cairia em cima dos fiéis e os matava, não é mesmo? ‘Ah, se eu pagar o meu dízimo, Deus vai me dar’. Pensando assim, você paga, e quem tem menos condição sofre mais porque não tem nada e não recebe nada, continua pagando e não consegue o que quer.
Por que isso acontece? Porque vocês querem que as coisas venham sem esforço. Ninguém quer trabalhar, mas todo mundo quer receber.
É isso. Não importa qual seja a situação. Não importa qual seja a crise. Não importa qual seja o problema. Se você não assume o controle da sua vida emocional de uma forma madura, não vai sair da crise nunca. Vai viver o que todos continuam vivem. Como crianças continuam imaginando aparecer um príncipe encantado montado em um cabalo branco, e continuarão sofrendo.