Participante: a nossa vontade em aprender os ensinamentos ajuda no processo de reforma íntima? Aos poucos vamos guardando as pérolas que já conseguimos conquistar.

A nossa vontade em aprender os ensinamentos ajuda em nosso processo de reforma íntima? Não. Por quê? Porque a sua busca de aprender leva a procurar muitas coisas.

Deixe falar uma coisa para vocês: quem sabe muita coisa, não sabe nada. Por quê? Porque se de manhã aprende uma coisa, na hora do almoço outra, à tarde mais uma, de noite não lembra de nenhuma delas.

Não é a vontade de buscar que ajuda: é viver o ensinamento que chega a você. Quando falo em chegar não quero dizer que vai aparecer do nada. Só quero dizer que não deve ter internamente uma ganância de busca-lo.

Ao invés de ter ganância de achar ensinamentos, viva assim: o ensinamento chegou, ótimo, lindo, maravilhoso, agora tente colocar em prática, porque não adianta tentar decorá-lo porque acaba esquecendo. Ou melhor, a mente não lembra, né? Agora, se começar a colocar em prática, a mente não tem mais nada a ver com isso.

A prática cria uma certa automação. Não vou explicar esse processo para vocês, mas isso acontece.

Então, não busque ensinamento. Ao invés disso, viva. Vá viver sua vida e deixe o ensinamento chegar. Quando isso acontecer, busque a prática daquele ensinamento. Comece a trabalhar a sua relação com a vida a partir daquele ensinamento. Depois, dê atenção a outro, mas não fique amealhando ensinamentos que não ajudam a nada.

Aliás, como diz Cristo: Deus explica aos que não sabem o que esconde dos sábios. né?

Compartilhar