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Participante: eu deduzo que a maior dificuldade para mim e para a maioria das pessoas que lhe ouvem é aceitar Deus como Causa Primária de tudo. A gente só aplica quando nos convém.

Perfeito.

Você diz que a dificuldade é aceitar Deus como causa de todas as coisas. Concordo com isso. Usei este argumento naquele momento porque estava falando a espiritualistas que estão vivendo esta comoção.

Mas, se você não consegue aceitar este ensinamento em toda a sua extensão, não consegue colocá-lo em prática, coloque outro. Coloque o ensinamento que diz que a vida é do jeito que ela é.

Participante: mas, se eu não colocar o ensinamento de Deus como Causa Primária de tudo em prática, vou achar, como achava quando era apenas espírita, que que agora posso mudar esta situação.

Para lhe responder, vou entrar em mais um detalhe a respeito do assunto que estamos abordando. Digamos que você ache que tem o livre arbítrio e que com isso poderia mudar a situação. Vamos aplicar essa dedução à questão da comoção da derrota de um candidato.

Você acha que tem o livre arbítrio, por causa disso escolheu um candidato. Por causa do seu livre arbítrio acha que ele é o melhor. Pergunto: ele ganhou? Não. Qual deve ser a sua reação neste caso? ‘Fiz o melhor, fiz o que pude, mas não consegui ganhar. Isso é sinal que o livre arbítrio dos outros foi maior que o meu’.

O que vocês estão esquecendo é algo importante: não importa se é apenas um voto a mais, o que decide um pleito é a maioria.

A partir do momento que maioria de um grupo decide algo, a minoria desse grupo deve acatar a decisão. De nada adianta se contestar. Não adianta dizer que os outros são burros, que não sabem o que fazem. Sabe porque isso não adianta? Porque a maioria é que decide.

Você pode, a partir da sua derrota, pode ficar observando o vencedor. Pode ficar de olho no que ele faz, pode apontar erros. Tudo isso pode ser feito. Agora, se contrariar porque perdeu e dizer que os outros não sabem votar, é dizer que você sabe mais do que a maioria. Neste caso o que temos é prepotência.

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