O que são as características do pensamento?

Uma característica, por exemplo: ser sofredor, vítima, injustiçado. Expressar essa realidade é uma característica de um sistema mental. Quer ver como é? Vamos continuar no exemplo do sujo e limpo.

O pensamento: a casa daquela pessoa está suja. Tenho certeza que deixou desse jeito porque sabia que eu vinha fez de propósito para me atacar. Se nunca ninguém pensou assim desculpa pela besteira que falei.

Ser vítima é uma característica do pensamento. Todo aquele que tem a característica vitimizadora, sempre vai gerar uma realidade criada para lhe ferir, magoar, criticar, acusar. Não importa qual seja o assunto, não importa quais sejam as verdades, não importa qual seja o acontecimento, para muitos o pensamento tem a característica de os transformar em uma vítima.

Forma uma história que diz que aquela pessoa é o alvo de uma maldade, sempre interpreta o outro querendo o seu mal. Não importa qual seja o assunto. Pode ser dirigir carro, limpar a casa, cuidar de filho. Não importa, sempre a ideia que será apresentada vai conter a informação de que aquilo foi feito contra ele.

Participante: o pensamento é uma arma, né?

Não sei, tem gente que gosta de ser vítima. Nesse caso não é uma arma, mas uma flor. Cada vez que é vitimizado entra em êxtase: ah, que maravilha.

Participante: essa característica é o gênero da prova?

Sim, é o gênero da prova.

Por que é importante conhecer isso? Para se libertar.

Participante: saber que é um gênero de provas?

Não, saber que sua mente funciona assim.

Pensa só isso: a minha mente funciona assim. Ponto. Porque fico ouvindo meu pensamento sei que sou uma pessoa que acredita que o outro fez para me atacar. Mas isso não é verdade. Então não preciso compactuar com esse pensamento.

Isso é importante saber porque enquanto pensa que você está pensando aquilo, vai continuar aceitando pensamentos que falem mal da outra pessoa. A outra pessoa não é alcançada pelos efeitos do seu pensamento, mas você vai continuar vivendo o sofrimento gerado por aquele pensamento.

Participante: como cortar isso?

Calma, até as dez horas da noite você tem muito tempo para aprender isso. Primeiro precisa entender que não é você que pensa assim, pois se não entender não vai cortar.

Lembra da história do martelo? Alguém já ouviu essa história? Conto de novo.

Um moço estava precisando de um martelo e não tinha em casa. Aí disse a si: vou lá no meu vizinho pedir um martelo emprestado. Aí ele sai de casa e o pensamento começa: vou bater na porta, meu vizinho vai atender, vou dizer que estou precisando do martelo e pergunto se pode emprestar? Ele vai dizer que não, pois está precisando dele. Aí eu vou dizer que preciso muito. Vou pedir para emprestar só um pouquinho. Ele vai, então, repetir que não pode emprestar.

O homem foi andando e tendo esses pensamentos. Chegou a casa, bateu na porta e quando o vizinho disse bom dia, ele disse: pode ficar com seu martelo.

Participante: risos…

Desculpa, estão rindo de vocês mesmos.

Porque vocês vivem assim? Porque não conseguem parar de viver assim? Porque ainda acham que estão pensando, ainda acham que o mundo externo é real O que acontece nesse mundo é só uma apresentação da vida feita por um pensamento.

Compartilhar