Vamos continuar falando de coisas que as mentes daqueles que estão contrariados com a reeleição da presidenta no último domingo. Desta vez vamos falar da projeção que as mentes dessas pessoas estão fazendo para o futuro da vida dos brasileiros.

Tem muitos que estão contrariados com a eleição de quem ganhou com medo do futuro. Medo do que pode acontecer nesses anos que a presidenta terá para mandar no país. Ou seja, estão com medo do seu destino.

Será que nós podemos ter medo do destino? Acho que não. Porque? Porque cada um tem o seu destino. Para os espiritualistas o destino de cada um é como explicado na pergunta 851 de O Livro dos Espíritos: o espírito ao escolher para si um gênero de provas, cria para uma espécie de destino. Ou seja, ele sabe que o que vai lhe acontecer já está escrito. Sendo assim, ao que vai acontecer ao país Brasil já está escrito.

Então, para que ter medo? Em que o seu medo pode mudar o que vai acontecer? Nada.

Mas, quem não é espiritualista, e mesmo muitos que são, não acredita em destino pré-traçado. Como fica para esses esta questão?

Para falar sobre isso, pergunto: o sofrimento de quase metade do país mudará alguma atitude que ela possa tomar? Não. Ela tem uma linha de raciocínio, uma linha de ação e agirá dentro dessa linha, pouco se importando com o seu medo ou não. Sendo assim e detendo ela o poder, com certeza agirá do jeito que quer e o seu medo não influirá em nada no que ela decidir fazer.

Portanto, este medo, quer a vida seja vista de uma forma humana ou espiritualista, não vai resolver nada sobre o futuro. Por isso digo que ele precisa ser vencido. Como podemos vencê-lo? Vivendo a vida que se apresenta momento a momento ao invés de querer projetar futuros.

Foi o que acabei de dizer. Se você não acredita em Deus como Causa primária, ou seja, não acredita que Ele vai determinar o que vai acontecer, a única coisa que pode ser feita é viver a vida que se apresenta.

Neste momento, tem alguma coisa se apresentando a você. Viva isso. Esqueça o passado, esqueça o futuro, porque você tem uma ideia sobre o passado – não sabe, tem apenas uma ideia do que aconteceu – e nem conhece o futuro. Só que vocês, ao invés de viverem o que se apresenta, ficam presos a viverem o futuro.

Tem gente, por exemplo, que está preocupado com o futuro do país porque acabou de ter filho. Por causa dessa preocupação ocupa-se em criticar a presidenta, em brigar com os outros, em trabalhar. A única coisa com o que não se ocupa é com o próprio filho.

Este esquece do filho para falar do mal dos outros. Faz isso porque está com medo do futuro para os filhos. Mas, o filho está presente agora, no momento de agora. É neste agora que você deve se dedicar a ele. Só que não faz isso porque está preocupado com o futuro dele. Será que a sua preocupação vai garantir alguma coisa para ele no futuro?

Veja, além de ser perda de tempo, já que o futuro a Deus pertence, como vocês mesmos falam, estão perdendo o presente. Estão perdendo o momento de agora. Portanto, além da sua preocupação não construir nada para ele no futuro, ele está lhe perdendo no momento de agora.

Então, para aqueles que estão contrariados com a eleição da presidenta por medo do que acontecerá no futuro, só há uma saída para libertar-se desta contrariedade: viver o agora.

Desculpe-me, mas a presidenta está ao lado de vocês agora? Acho que não. Mas, ao seu lado tem um filho, uma mulher ou marido, um pai ou mãe, um chefe, um colega de trabalho. Ocupe-se com essas pessoas, o que já é muito para se preocuparem. Esqueça todo resto. Viva o agora, viva o que tem para viver neste momento.

Agora, se mesmo assim você continua com medo do futuro, deixe-me dizer uma coisa. Porque vocês imaginam que ela vai fazer isso ou aquilo outro daqui para frente, acontecimentos que lhe gera o medo do futuro, se até hoje, nos quatro primeiro anos de seu mandato, não fez?

Tem muita gente criando acontecimentos futuros negros para o país, prognosticando atos da presidenta que trarão muito sofrimento. Mas, eu pergunto: porque ela iria fazer isso daqui para frente se teve quatro anos para fazer e não fez?

Mais: se o grupo político dela está no poder há doze anos e não fez o que você teme, porque ela fará daqui para frente? Veja que todos esses prognósticos são ilusões. É a sua mente criando situações que não são reais para lhe manter preso no sofrimento, mais nada do que isso.

Lembro que quando me perguntavam sobre a data quando chegaria o novo mundo ou em que dia Cristo retornaria ao mundo, eu dizia: se o próprio Cristo não deu o dia certo, você acha que eu serei besta em dizer que dia essas coisas acontecerão? Se eu dissesse uma data para que essas coisas acontecem e no dia marcado não acontecesse, com que cara ficaria? Pois é, eu pergunto a vocês que estão programando o futuro, as ações futuras da presidenta: se não acontecer o que vocês estão programando, com que cara ficarão?

Quantas vezes você já não prognosticou acontecimentos que não ocorreram? Quanto tempo você perdeu sofrendo por causa desses acontecimentos que tinha certeza que ocorreria e eles não aconteceram? É isso que você precisa pensar para se libertar desta contrariedade que a sua mente está criando agora.

Você só se libertará do medo do futuro quando observar quantas vezes sofreu com um futuro que imaginava que ia acontecer e não aconteceu.

Compartilhar