Por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com Ele. (Capítulo 04 – versículo 10)

Por causa de Cristo, ou seja, por viver a vida Jesus Cristo, nós somos chamados de loucos, mas quem está com Cristo é sábio, possui a sabedoria e possui o amor.

Nós somos fracos e vocês fortes; somos desprezados e vocês respeitados… (Capítulo 04 – versículo 10)

Participante: porque ele diz que eles apóstolos são fracos e vocês quem são fortes?

Aqueles religiosos que dizem que estão na busca de Deus são fortes; são seres humanos que aparecem muito.

Participante: mas aqui fala assim: por causa de Cristo nós somos loucos, mas vocês são sábios por estarem unidos com Ele…

Nós, apóstolos, somos loucos, pois estamos sofrendo muito, estamos passando por muitas coisas, somos tratados como loucos, mas persistimos em trazer a mensagem oculta de Deus.

Participante: mas não fala que são sábios por estarem unidos a Jesus?

Eles são sábios, mas vocês os acham loucos.

São duas visões que estão expostas neste texto: por sermos apóstolos e pregarmos o evangelho do jeito que pregamos, somos chamados de louco. Somos chamados de loucos por estarmos unidos desta forma com Cristo. Mas, justamente por estarmos unidos com ele, somos sábios.

somos desprezados e vocês respeitados. Até agora temos sofrido fome e sede. Temo nos vestidos com trapos, temos sido surrados e não temos morada certa. (Capítulo 04 – versículo 10 e 11)

Isso: o apóstolo está sempre passando por problemas sérios.

Temos nos cansado de trabalhar para nos sustentar. Quando nos amaldiçoam nós abençoamos, quando somos perseguidos aguentamos com paciência. (Capítulo 04 – versículo 11 e 12)

O que Paulo descreve neste trecho é a vivencia da vida Jesus Cristo, a forma de viver de quem chegou lá, de quem é um Apóstolo.

Quando nos insultam respondemos com palavras delicadas; somos considerados como lixo e até agora nos tratam como a sujeira desse mundo. (Capítulo 04 – versículo 13)

Na hora em que você for apóstolo é assim que será tratado.

Não escrevo assim para envergonhá-los, mas para ensiná-los como se fossem meus próprios filhos queridos. (Capítulo 04 – versículo 14)

Ou seja, na hora em que se transformar em um apóstolo de Cristo unindo-se completamente a Deus, terá que passar por tudo isso.

Ainda que tivessem milhares de professores durante a sua vida como cristãos, você tem somente um Pai. (Capítulo 04 – versículo 15)

De novo os ensinamentos de que existem diversos mestres, mas apenas um Pai. É o Paulo ecumênico.

Pois quando levei a vocês a boa notícia do evangelho, eu me tornei o pai de vocês na vida que vivem na união com Cristo Jesus. (Capítulo 04 – versículo 15)

Aqui Paulo fala do mestre que você segue: ele se torna seu pai nessa vida.

Por isso peço que sigam o meu exemplo. Por essa razão estou mandando Timóteo que é o meu querido e fiel filho no Senhor. Ele vai ajudá-los a se lembrar dos caminhos que sirvam a nova vida com Cristo Jesus, caminhos que ensino em todas as igrejas. (Capítulo 04 – versículo 16 e 17)

Para que não ter orgulho do que ainda tem de material: é esse o caminho que Paulo segue.

Alguns de vocês ficaram orgulhosos certos de que eu não iria visitá-los, porém se o Senhor quiser vou visitá-los logo. Então eu mesmo vou saber o que esses orgulhosos podem fazer e não somente o que eles dizem porque o Reino de Deus não é coisa de palavras. mas de poder. O que é que vocês preferem, que eu vá com chicote ou com o coração cheio de amor e de bondade? (Capítulo 04 – versículo 18 a 21)

Compartilhar