Participante: acho que a questão da reencarnação se concentra no que Jesus falou para Nicodemos.
Vamos conversar sobre isso?

Havia um homem chamado Nicodemos, líder dos judeus, líder do partido dos fariseus. Uma noite ele foi visitar Jesus e disse: nós sabemos que o senhor é um mestre enviado por Deus, pois ninguém pode fazer esses milagres se Deus não estiver com ele.
Jesus respondeu: eu afirmo ao senhor que ninguém pode ver o Reino de Deus se não nascer de novo?
Como pode um homem velho nascer de novo? – perguntou Nicodemos. Será que pode voltar para a barriga da sua mãe e nascer outra vez?
Jesus disse: eu afirmo que ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito. A pessoa nasce fisicamente de pais humanos, mas nasce espiritualmente do Espírito de Deus. Por isso não se admire de eu dizer que todos vocês precisam nascer de novo.

Repare: Nicodemos não pergunta a Jesus sobre se há ou não reencarnação. O que ele quer saber é como é que um homem velho pode entrar na barriga de uma mulher para renascer. Ele não está buscando confirmação da existência da reencarnação porque já sabia da sua existência. Parte dos povo judeu, os fariseus, acreditavam nesse processo.
Ao invés de dizer a Nicodemos como se nasce novamente, Jesus responde: quem não nascer de novo não verá o Reino do Céu.
Ele não confirmou a reencarnação porque os dois já conheciam essa realidade. Jesus quis deixar bem claro a Nicodemos que ela é uma oportunidade de evolução.
A reencarnação por si só não leva a evolução. Ele é um instrumento que Deus criou para que os espíritos evoluam. Para poder se aproveitar desse instrumento é preciso que o ser encarnado faça alguma algo.
O que precisa ser feito para aproveitar a encarnação Jesus ensinou também a Nicodemos: renascer da água e do Espírito. Ou seja, para aproveitar a encarnação é preciso morrer para o velho e nascer um novo que esteja alicerçado na água (purificação) e no espírito (o amor).
Aí está a resposta de Jesus a Nicodemos. Ao invés de perder tempo confirmando alguma coisa que os dois já sabiam, ele aproveita e ensina ao líder dos fariseus o que é importante no processo de viver dentro de uma carne.
Fica, então, também para nós o ensinamentos: só reencarnar não adianta. É necessário que durante a existência carnal o espírito se purifique vivenciando apenas o amor universal.
Como amar, como vivenciar o amor? Renascendo em vida, tornando-se um novo ser. Um ser que não reaja as coisas do mundo como hoje reage (brigando, criticando, acusando) e vivencie tudo com o respeito ao outro, aquele que leva a não criticar, não acusar jamais o outro de errado.

Compartilhar