Alguém vai dizer: eu posso fazer tudo o que quero? Sim, mas nem tudo é bom para você. (Capítulo 06 – versículo 12)

Deixe-me falar sobre este pequeno trecho porque está muito dentro do que falamos.

Todo mundo pode fazer o que quiser, mas nem tudo o que faz é bom para si. Pode ser bom para o outro, para aquele que está recebendo, porque o carma é dele, mas não quer dizer que seja bom para você, não quer dizer que você está vencendo o seu carma.

Quando duas pessoas estão frente a frente, as duas estão vivendo o seu carma e, ao mesmo tempo, sendo instrumento da vivencia do carma da outra, está sendo instrumento do amor de Deus para ele. Por isso aquele momento está sendo bom para a outra pessoa.

Acontece que enquanto a pessoa está exercendo a função de instrumento aos outros, escolhe um sentimento para vivenciar o momento. Essa escolha pode não ser boa para ela.

Então, a vivência do ato é boa para a outra pessoa, mas não para quem o fez.

É preciso prestarmos muita atenção a isso porque o ensinamento de que Deus é Causa Primaria de tudo que acontece embute a Justiça Suprema e o Amor Sublime. Cada ato gerado por Deus é sempre um ensinamento para quem está recebendo a ação e uma provação para quem está fazendo-a.

É o que Cristo fala: o escândalo é necessário, mas aí daquele que escandalize.

Portanto, não se pode usar o ensinamento Deus Causa Primária como desculpa para si mesmo. Não o estamos ensinando para vocês se desculparem, mas para compreender perfeitamente esse mundo.

Eu poderia dizer: posso fazer qualquer coisa. Mas não deixarei que nada me escravize. (Capítulo 06 – versículo 12)

Ou seja, que se sinta obrigado a fazer, que dependa daquilo para ser feliz.

Outro vai dizer: o alimento existe para o estomago e o estomago existe para o alimento. Sim, mas Deus acabará com os dois. (Capítulo 06 – versículo 13)

Aquele que merece ser assassino existe para aquele que merece ser assassinado. Quem merece ser assassinado existe para aquele que merece ser assassino. Mas, nenhum dos dois deve se orgulhar de sua parte nesta ação, pois Deus vai acabar com os dois e tudo que está envolvido ali vai terminar.

Compartilhar