Ao contrário, digam palavras de gratidão a Deus. Estejam certos disto: nenhuma pessoa imoral, indecente ou cobiçosa (porque a cobiça é um tipo de idolatria) jamais receberá a sua parte no Reino de Cristo e de Deus. (Capítulo 5 – versículo 5)
‘A cobiça é um tipo de idolatria’. Idolatria a o que? Ao eu …
A cobiça é idolatria a si mesmo. Você cobiça porque quer ter, não importa o que seja. Por isso é que cobiça é idolatria a si mesmo.
É isso que estamos dizendo há muito tempo: o falso ídolo que estão adorando nessa vida chama-se ‘eu’. Vivem na idolatria ao ‘eu’, porque tudo tem que ser o que ‘eu’ quero, ‘eu’ acho, ‘eu’ sei e ‘eu’ gosto. Só o que atende estes requisitos é considerado como certo ou perfeito por vocês. Por conta desta idolatria, o que os outros querem, acham e gostam está sempre errado. Isso é cobiça. Quem sabe o que é certo, cobiça a verdade, pois quer tê-la.
Não existe apenas cobiça por elementos materiais, objetos. Esta é outra coisa que precisaremos estudar muito ao longo dos tempos, pois existem sentimentos que vocês acham que são reprováveis apenas quando direcionados a objetos materiais, mas não. Quem cobiça não precisa necessariamente estar usando este sentimento com relação a objetos, mas a diversas coisas.
Pode ser que ele cobice ter a razão, ter a verdade, o poder. O ser humanizado pode cobiçar diversas coisas que não são representadas por objetos materiais.
Por isso, aquele que quer sempre estar certo e que os outros estão errados, é alguém que tem cobiça. Ele cobiça a verdade, a razão, o poder. Está fazendo isso por idolatria a si mesmo, ao ‘eu’, que imagina ser.
Por isso digo amar a Deus sobre todas as coisas é amá-Lo acima de tudo, inclusive de si mesmo.