Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Que ninguém engane vocês com as conversas tolas, pois é por causa dessas coisas que o castigo de Deus virá sobre os que não lhe obedecem. Portanto, não tenham nada com esse tipo de gente. Porque antigamente vocês mesmos viviam na escuridão, mas desde que se tornaram povo de Deus, estão na luz. Por isso vivam como gente que pertence a luz. Pois a luz produz uma grande colheita de toda espécie de bondade, honestidade e verdade.  (Capítulo 5 – versículo 6 a 9)

O que é a luz? Porque quando se fala em espírito elevado se fala em ser de luz? Porque quando se fala em Deus, em universo espiritual se fala em luz? Porque isso?

A luz tem uma propriedade de iluminar o ambiente. Quando ele está iluminado você vê as coisas com mais clarezas. Portanto, quando se fala em espírito de luz, se fala em um ser que vê as coisas com mais clarezas do que outros.

Quando se fala na luz de Deus, está se falando da clareza com que o Senhor vê as coisas. Quando se fala na luz dos espíritos, se fala na clareza com qual eles veem as coisas. É isso que quer dizer ser de luz: é um ser que possui uma clareza, uma visão muito mais clara sobre as coisas do que aquele que não possui luz.

Este está na escuridão. Para ele as coisas não se distinguem facilmente.

Participante: antes de começarmos a estudar com você, já tínhamos feitos dívidas pelas coisas que queríamos, pelos nossos desejos materiais. Agora temos que pagá-las. Como encará-las?

Como uma dívida. O que se faz com uma dívida? Se quita. Pois bem, quite-as. Tudo tem seu preço no universo. Portanto, se comprou pague.

Ah, mas hoje estou apertado e não tenho como pagar’, você me diria. Está certo, mas um dia quis ter aquilo, não é verdade? Por isso deve pagar por aquilo

Só que há um detalhe nesta história: o tem que. Isso não existe. Quantas coisas são tomadas como obrigações por algumas pessoas e mesmo assim elas não conseguem fazer aquilo?

Na verdade, o que posso lhe dizer é que se pagar, pagou. Neste caso fique feliz porque pagou. Agora, se chegar no mês seguinte e acontecer um problema e você não puder pagar, fique feliz. Não sofra porque não pode pagar a prestação que fez.

Se por causa do seu atraso alguém vier lhe cobrar, permaneça feliz e em paz. Não julgue, não critique quem vem lhe cobrar, pois ele só está fazendo isso porque você não pagou o que tinha combinado.

Este é o processo: esteja feliz sempre. Quando comprar, quando pagar ou quando não puder fazer e for cobrado, mantenha sempre a sua paz, a harmonia com o mundo e a felicidade.

Só mais um detalhe: se não puder pagar o que comprou, não compre mais nada. O problema é que movido pelo desejar vocês saem procurando coisas para ter e como o dinheiro não dá para tudo acabam deixando de pagar o que já compraram. Neste momento você está deixando de amar, pois ainda está preso ao que quer, aos seus desejos.

Portanto, não se preocupe em pagar suas contas, mas as pague no dia que vencer.

Participante: e seu eu não tiver o dinheiro?

Porque não tem: porque foi comprar outra coisa, atender seu desejo? Isso é egoísmo.

Não tem porque aconteceu um imprevisto? Então, não era para pagar aquela conta.

Compartilhar