Participante: essa batalha só pode ser realizada comigo mesmo ou pode ser feita pelos outros?
A batalha não é realizada contra você mesmo, mas contra o seu inimigo. É você contra o seu individualismo, sua posse, paixão e desejo, sua intencionalidade, contra suas quatro âncoras.
Estou dizendo que a batalha é contra si mesmo porque os seus inimigos estão dentro, mas não são você. Eles são coisas que estão dentro, no seu íntimo, mas não são você. Reconhecer isso, é o primeiro passo para se libertar.
Achando que você é individualista, que tem que pensar a partir do eu e para favorecer este eu, não conseguirá vencer nada. Por isso, o primeiro passo é dizer a si mesmo que existe algo no seu íntimo que gera pensamentos e lhe faz ser individualista, querer ter posses, paixões e desejos. É contra esse outro algo que tem que lutar; não contra você.
O problema para realizar este trabalho é que vocês imaginam que pensam, mas os pensamentos lhe são dados. Por isso, é preciso saber que aquilo que é conscientizado não foi gerado por você mesmo, mas lhe foi dado por alguma coisa. Esta alguma coisa são os seus inimigos internos contra os quais precisa lutar.
Aliás, isso está de acordo com algo que sempre disse: a mente não é egoísta. Ela propõe egoísmo e você se torna um quando aceita o que ela propõe.
Portanto, não lute contra você mesmo, mas contra esse algo que está no seu íntimo, mas que não é você.