Participante: aproveitando a pergunta, gostaria de saber se a graça divina está relacionada ao nosso merecimento? Existe a ação da graça de Deus para amenizar provas, modificar nossos testes ou vicissitudes? A devoção a Deus e a nossa conexão com Ele nos traz a graça d’Ele e nos ajuda a passar pelas provas de uma forma mais amena? A devoção que falei é a fé.
Vamos responder por partes.
A graça divina está relacionada ao nosso merecimento? Sempre.
Deus dá a cada um de acordo com as suas obras, palavras de Jesus Cristo. Por isso, a graça de Deus estará sempre dando a cada um de acordo com as suas obras.
Isso é inequívoco, mas precisamos entender o que é a graça de Deus para você? Diga aí.
Participante: a presença viva d’Ele na nossa visa.
Perfeito.
Deus estará sempre presenta na sua vida. Não presente de estar aqui, mas você terá a percepção da presença d’Ele de acordo com o seu merecimento.
Deus estará sempre ao seu lado, mas só terá a percepção da presença divina de acordo com o seu merecimento. Se estiver olhando para Deus será capaz de percebê-Lo, mas se estiver olhando para a matéria não O perceberá.
Vamos à segunda parte.
Participante: existe a ação da graça de Deus para amenizar provas, modificar nossos testes ou vicissitudes?
Não. Ele não pode amenizar provas.
Participante: nem por merecimento?
Deus não pode amenizar provas. Você pode gerar o merecimento de ter algumas provas anuladas.
Jesus Cristo diz assim: a fé do tamanho de um grão de mostarda apaga a multidão dos pecados. Portanto, não é Deus quem anula o pecado ou a prova, mas isso pode acontecer como resultado do exercício da fé.
Esse amenizar não é resultado de uma escolha, um querer de Deus, mas sim gerado por você por ter vivido em determinados momentos com fé, com harmonia com o universo.
O que estou querendo que fique bem claro é que Deus não vai passar a mãozinha na sua cabeça. A vida é igual ao jogo do bicho: vale o escrito por três dias. Ninguém muda!
Você escreveu isso, isso vai acontecer, a não ser que por merecimento anule essa prova.
Nota: esse mudar não está ligado ao acontecimento em si. O ato previsto acontecerá sempre. O que muda é o estado de espírito no momento do ato.
Explicação posterior de Joaquim.
Não espere de Deus essa compaixão boba, a pena do seu sofrimento. Deus é a cima de tudo, justiça e amor. Ele não seria amor nem justo se apagasse, amenizasse, a sua prova sem ter o merecimento.
Portanto, a ideia do Deus que vem socorrer o ser humanizado sem que ele mereça o socorro não existe! Faça por onde para receber.
Vamos em frente. Mais um trecho da pergunta.
Participante: a devoção a Deus e a nossa conexão com Ele nos traz a graça d’Ele e nos ajuda a passar pelas provas de uma forma mais amena?
Sim, a união sentimental com Deus, amar a Deus e se sentir amado pelo Pai, faz com que você vivencie as situações da vida, sem sofrimento.
É isso que chama de mais ameno. A presença de Deus, não representada d’Ele em si, mas pelo seu amor, leva você a passar pela prova sem sofrimento, de uma forma mais amena.