Lei, para quê? Para um poder dizer, você não fez?

Sim, a lei só existe para isso: para um poder acusar o outro afirmando que ele não fez o que devia fazer. Por quê? Porque aquele que cobra não segue a lei que utiliza. Arranja logo um jeitinho de escapar da ação da lei.

O que precisa existir mesmo é a compaixão para não machucar o outro mesmo.

Participante: vivendo a consciência de que é a Deus que faz tudo, conclui-se que a nossa lei aqui na Terra é errada, não é certa.

Vamos entender a questão da lei?

A lei dos homens é baseada na lei de Moisés. Quase todas as leis dos homens são baseadas nas leis desse profeta. Então, para realizarmos essa conversa, peço que me digam a lei de Moisés. Alguém sabe?

Participante: amar a Deus acima de todas as coisas.

Essa não é de Moisés, mas de Cristo. Estou falando dos dez mandamentos.

Participante: não tome o santo nome em vão.

Também não pertence aos dez mandamentos. É criação da igreja católica.

Participante: não sei em ordem, mas tem o não matar, não roubar, etc.

Isso. Pergunto: se tiver compaixão, vou fazer tudo isso? Acho que não. Então, para que precisa haver uma lei que diga não mate? Se eu tiver compaixão, não vou matar.

Por isso, afirmo que só precisa haver uma lei que diga: tenha amor. Se você tiver amor, todas as outras leis acabam.

Participante: mas, não foi Deus que intuiu o legislador a fazer a lei?

Foi sim, foi Deus que intuiu a fazer a lei. Mas, para ficar bem claro, pergunto: qual é a lei máxima? Amar a Deus, amar a si e amar aos outros. Sendo ela a máxima, todas as demais leis são decorrência dela.

As leis humanas foram criadas para uma época em que você se achava carne. Na hora que entende que é espírito, não precisa mais delas. Precisa só da lei de Deus: amar a Deus, amar a si e aos outros.

Por que não precisa da lei humana? Porque, seguindo a lei de Deus, está automaticamente de acordo com a do homem, pois, como vimos, essa última é decorrente daquela.

Participante: podemos dizer que a lei humana foi criada para um tempo em que era necessária?

Sim.

Na lei de Moisés está escrito assim: antes de comer, você tem que lavar a mão. Sabia disso? Agora pense: você acha que Deus ia perder tempo criando uma lei que mandasse lavar as mãos antes de comer? Então, sim, foi criada para um tempo onde foi necessária. Hoje não é mais, porque Cristo já trouxe a lei suprema: o amar a tudo e a todos.

Por falar em Cristo, o próprio mestre falou: vocês não sabem o que quer dizer a lei de Moisés. A lei trazida por esse profeta e conhecida como Os Dez Mandamentos nada mais é do que um reflexo da lei do amor.

A essência da lei de Moisés é amar a Deus, amar a si e amar os outros, pois na hora que alguém amar a todos e a tudo cumpre a lei do profeta e a do homem, mesmo que não as conheça.

Compartilhar