Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

]

Baixar arquivo

Participante: então, uma das ilusões da vida seria o acreditar em causa e consequências materiais, sendo que na verdade o que está acontecendo é voltado a uma prova sentimental?

Perfeito, é exatamente isso.

É um ismo acreditar que a vida existe como uma sequência de coisas, sequência de acontecimentos que narram uma história. Isso não existe. Se só existe o presente e não existe tempo, como é que você vai sair de um lugar para ir para outro?

Para sair de um lugar para ir para outro, vai precisar andar um monte de presentes. Isso vale para tudo, mesmo que seja sair de onde está para a sua cama. Quantos presentes aconteceram nesse suposto deslocamento?

É isso que é preciso entender: não há um desenrolar na vida. Não é porque saiu de onde está para ir para a cama que vai chegar lá. Pode cair duro no meio do caminho. Se isso acontecer, como acredita que levantou para ir para a cama, vai e o corpo ficará caído no chão.

É, não existe mágica na morte. Não há aquele ‘eu morri, olha que maravilha’! Não, isso não existe. Também não há aquela ideia de ficar olhando o corpo lá embaixo. Por quê? Porque o corpo lá embaixo é criado na mente.

Participante: e a consciência de que morreu?

Não, isso não acontecerá se não tiver que acontecer.

Sabe, nada é verdade, certo de acontecer. Este mundo é um mundo de ilusão. O que existe são mundinhos individuais dentro do espírito, não há nada do lado de fora.

Apesar disso, ficam cobrando de vocês uma série de coisas ligadas a ismos: ‘eu preciso estudar para ser alguém no futuro’. Se matam de estudar e acabam com o anel no dedo, mas sendo lixeiro.

Não estou falando mal do lixeiro. Estou dizendo que não foi para ter essa profissão que estudaram.

‘Ah não, agora não. Eu vou trabalhar duro, vou fazer a coisa certa, vai dar tudo certinho’. Para esse acabou, o sofrimento é inevitável. Por quê? Porque 99% das vezes não dá certinho o que você planejou. Aí o que acontece? Decepção.

Decepção é fruto do apego ao ismo do ego. Mas, o sofrimento não para por aí. Existem outros frutos dos ismos. Enquanto está planejando o certo, o que vem? Ansiedade.

A ansiedade é um fruto do apego ao ismo do ego. Na verdade, você não é ansioso, não é desiludido, negativo, sofredor. Tudo isso são criações do ego que você vive porque está apegado a uma obrigação, uma necessidade.

É a partir da obrigação e necessidade que o ego ativa o seu egoísmo. Ele, então, começa a criar a ideia de que vai dar tudo certo. Quando essa ideia é aceita a razão gera um estado de ansiedade para que aconteça logo. Aceitar tudo Isso é ser ansioso.

Por causa desse apego quando a a razão gera a ideia de não dado certo, cria também o sofrimento, a depressão, a chateação. Crendo nisso tudo, você passa pela vida sofrendo.

Pior: a razão diz que é imperativo que sofra porque o que foi planejado não deu certo. Saiba: ninguém é obrigado a sofrer. Já disse: o único planeta no universo onde existe sofrimento é esse, o mundo de provas e expiação. Fora daqui não existe sofrimento. Por quê? Porque ninguém vive esperando nada, preocupado com o que aconteceu, ninguém faz planos para futuro. Todo mundo vive o presente sem obrigações e necessidades a fazer.

Saiba de uma coisa: você não é obrigado a nada, não precisa fazer nada. Que felicidade!

Compartilhar