Participante: a vida muitas vezes parece estar travada. Você pode me orientar sobre tantas mudanças?

Deixe explicar uma coisa: a vida vive a vida. A vida se vive. Não importa se está conseguindo realizações materiais ou não, a vida sempre está vivendo ela mesmo.

Salomão nos diz assim: há tempo para tudo. Há tempo de plantar e colher. Se a sua vida nesse momento não está vivendo o tempo de colheita, não tenha medo. Viva a vida, porque o de colheita chegará.

Não queira mudar o que tem hoje, porque o que tem é o que deveria ter nesse tempo. Entendendo isso espere com fé, amor e paciência a hora de colher. Vá plantando, lançando as sementes ao longo do caminho que Deus as fará germinar amanhã.

Lembre-se: o apressado come cru. Espere a hora certa para se alimentar.

Aproveitando o tema, deixe-me falar mais uma coisa: assim como na natureza existe a primavera, o verão, o outono e o inverno, também nos acontecimentos da vida existem as quatro estações.

Existe o momento que as coisas desabrocham, que é a primavera. Existe o momento do crescimento e do ápice das coisas, que é o verão. Existe o momento da decadência que é o outono e o do fim de tudo, que é o inverno.

Só que o inverno, além de marcar o fim do ciclo, também é o começo, pois é momento de plantar. Ou seja, no inverno enquanto algumas coisas morrem, coisas velhas, que já giraram seu ciclo, são plantadas.

Por isso aconselho: no momento que está vivendo um inverno na sua vida, lance as sementes para colher quando a primavera chegar. Não perca tempo chorando a morte do que já se foi. Lance as sementes das coisas que germinarão na primavera. Louvado seja Deus.

Então, é esse o caminho: fé, esperança e confiança no Pai. Isso pode fazer você realizar qualquer coisa, mas o se achar capaz de fazer nunca levará a realização alguma. Por mais que faça qualquer coisa no mundo material, se naquele momento não houver embutido o amor a Deus e o sentir-se amado por Ele, não haverá realização alguma a ser alcançada.  

Compartilhar