Participante: para um espiritualista, o que é ter respeito ao próximo?

Para um espiritualista, o que é ter respeito ao próximo? É amar o próximo.

A expressão maior do amor é o respeito ao próximo. É dar ao outro o direito de ser, estar e fazer o que quiser, mesmo que o que faça seja declarado pela sua razão como um ataque, como um gerador de prejuízo. Não importa o que ele faça, esteja ao lado dele, apoie-o, ache que ele está certo, dentro do certo dele.

Vocês costumam falar coisas sobre o amor, aliás, Paulo também falou, mas o amor é essencialmente a comunhão perfeita com tudo e todos.

Esse é o amor: a comunhão perfeita com tudo!

Vocês dizem que o amor não cobra nada de ninguém, mas vivem cobrando coisas de quem dizem que amam. Não, o amor não cobra nada de ninguém! Não cobra nada, nenhuma coisa!

É isso, respeitar o outro é amá-lo.

Para vocês que imaginam que sentimento seja alguma coisa etérea, digo que não é. No nível em que vivem hoje, qualquer sentimento, inclusive o chamado amor, passa por uma convivência com as criações mentais. Por isso, se quer amar alguém e sua mente diz que ele está errado, diga a si: não vou aceitar essa informação como verdadeira, pois se fizer isso não estarei amando, já que não estou o respeitando.

Isso é, para o espiritualista, respeitar o próximo, amar o próximo.

Compartilhar