O Bhagavad Gita, “O cântico do Senhor”, é o mais famoso texto hindu conhecido no Ocidente, porém, na índia outros Gitas são igualmente famosos e respeitados. O Avadhut é um deles. Ele é um dos poucos livros que os Yogues preservam quando da proximidade da realização espiritual e mesmo após…
- Versículo 01 – Elevar-se como serviço ao próximo – Sábio
- O desejo de Advaitismo é produzido nas mentes dos homens sábios pela graça de Deus, (graça essa que é) um antídoto para todos os medos.
- Comentário de Joaquim
- Versículo 02 – Para que idolatrar o espiritual? – Você é tudo que quer ser
- No eu, pelo próprio eu, se contém tudo isto (ou seja, o mundo). Como posso adorar o Atma (que é) informe, incapaz de divisão, e ventura imorredoura?
- Comentário de Joaquim
- Versículo 03 – Respeito a si – Os cinco elementos
- A quem devo oferecer os meus respeitos (quando eu sou Brahman, eu próprio) sempre imaculado? Este mundo é apenas a obra de cinco elementos e na realidade não é mais do que u’a miragem.
- Comentário de Joaquim
- Versículo 04 – Tudo é espiritual – Alimentação – Alimentação II – Diferença e não diferença
- Verdadeiramente tudo isto é Atma. Não existe diferença, tampouco a não-diferença, nem existência ou não-existência: o que devo dizer? A mim tudo isto parece um espanto.
- Comentário de Joaquim
- Versículo 05 – Eu sou tudo
- Esta é a soma total do Vedanta “Eu sou Atma, o eu sem forma, presente a tudo por sua Natureza”.
- Comentário de Joaquim
- Versículo 06 – Isso é você – Comer e dormir
- Aquilo que é o Atma sempre refulgente de tudo; pelo tempo ilimitado como espaço, puro e sagrado por sua própria natureza; isso eu sou, sem dúvida.
- Comentário de Joaquim