Filhos,

Nos ensinamentos trazidos por Krishna, seja através do Bhagavad Gita ou do Bhagavata Puranas, há um conselho que o Sublime Senhor traz. Ele diz: concentre-se no ser, mantenha-se concentrado no ser.

Essa é uma orientação que esse mestre dá, mas que os outros, com outras palavras, falam a mesma coisa. Quando Cristo diz que quem acha uma pérola de grande valor sai e vende tudo o que tem para adquiri-la, está dizendo a mesma coisa. Está falando que o ser humanizado deve focar-se na busca do reino dos céus, na sua vida eterna.

Por esse motivo, esse é um ensinamento ao qual devemos dar atenção. Mas para isso, pergunto: o que é focar-se no ser, estar concentrado no espírito? O que quer dizer isso? Quer dizer que aquele que se concentra no ser, que busca a elevação espiritual concentrado no universo avalia todos os acontecimentos de uma existência humana pela importância que possuem para o espírito.

Aquele que se concentra no ser possui uma escala de valores para as coisas diferente daquela que possui quem se concentra na humanidade. Para ele, os acontecimentos humanos não possuem o mesmo valor ou significado que possui para aquele que não devota sua existência carnal na busca espiritual.

Sim, os acontecimentos em si possuem valores e significados diferentes para a espiritualidade e para a humanidade. Porque? Porque a humanidade tem um objetivo e a espiritualidade tem outro. Como o objetivo final a ser alcançado é diferente, as coisas – quando falo em coisas estou me referindo a pessoas, objetos e acontecimentos – desse mundo possuem valores, pesos, significado diferentes, importâncias diversas daquelas que tem quem vive voltado para um ou para outro mundo.

Esse é o recado de Krishna: aquele que busca a felicidade plena, aproximar-se de Deus, avalia os acontecimentos humanos pela importância que eles têm para a existência eterna. Não se deixa levar pela importância que a mente humana, a personalidade humana confere às coisas.

Sendo esse um conselho de um mestre, deveria ser seguido. Só que como Cristo também fala no Evangelho de Tomé, isso é difícil de acontecer, pois “eu vim ao mundo, mas encontrei todos inebriados, embriagados”.

Essa é uma grande verdade. Todo mundo espiritual vem a vocês sempre no sentido de ajudar a reconhecer o peso espiritual, o valor universal das coisas, mas vocês estão inebriados, embriagados pelos valores humanos. Por isso, na hora h, na hora das suas provações, acabam se deixando levar pelos valores humanos dos acontecimentos ao invés do espiritual.

Sim, Krishna tem razão, isso é algo importantíssimo. É algo que cada um precisa pesar dentro de si. Por isso vamos tocar no assunto.

O ensinamento de Krishna está ligado àquilo que vamos conversar durante a próxima festa em comemoração ao décimo sexto aniversário do Espiritualismo Ecumênico Universal. Lá, vamos relembrar as cinco verdades universais e logo na primeira vamos falar de algo que muitos que nos ouvem tem conhecimento de já ter sido falado: não existe o ser humano, eu sou um espírito.

Ora, de que adianta conhecer isso, ter essa informação, saber o fato de ser espírito se na hora que a prova acontece o peso que é usado para viver aquele momento é o humano? Qual a importância, a vantagem de saber-se espírito se no momento do acontecimento vive de uma forma humana? Acho que nenhuma, não é?

Vou comparar esta questão que acabei de levantar com outro ensinamento de Cristo: de que adianta você abraçar o seu amigo, isso qualquer ateu faz. Quero ver é cumprimentar o seu inimigo.

Fazendo esta comparação afirmo: qualquer ateu sabe viver o valor humano das coisas. Portanto, que vantagem espera receber se sabendo que é um ser universal não vive com os valores desses seres?

Aquele que sabe que é espírito tem que ter a plena consciência de que dele é esperado algo mais profundo do que a mera vivência dos valores que a humanidade cria para as coisas. Aquele que sabe ser algo mais do que a personalidade humana à qual está ligado precisa honrar sua crença.

Por isso, esse tema é muito importante. Diria que é fundamental para aqueles que buscam a verdadeira felicidade. Por causa desta importância é que estamos mandando esta mensagem.

Compartilhar