Participante: o usuário de droga acaba desarmonizando a família inteira. Como proceder na vivência com ele?
Você diz que o usuário de droga desarmoniza uma família, mas no início desta conversa disse que o que desarmoniza alguma pessoa não é o mundo externo, mas o interno. Então, não há nenhum usuário de droga que desarmoniza família, mas famílias que se desarmonizam por ter um usuário de droga em seu seio.
Este é o primeiro aspecto e ele é importante de se prestar atenção, pois se não assumir que foi você que se desarmonizou com o mundo, ou seja, que foi você que perdeu sua paz por conta de seus inimigos internos, ficará chorando e dizendo que não tem jeito, que você é uma pobre coitada, que terá que sofrer a vida inteira. Esse é o problema.
Esqueça o outro, esqueça o mundo, esqueça as coisas e comece a se voltar para dentro e veja no seu interior o que está lhe causando a desarmonia. Neste caso, é não querer que o outro seja viciado. Mas, ele é, não tem jeito. Tem que aprender a conviver com ele do jeito que é.
Não estou falando de atos, mas de mundo interno. Interiormente tem que saber se harmonizar com o fato de na sua família haver alguém viciado em drogas.