Participante: tem pessoas que são mais egoístas porque pensam apenas em si mesmas. Agora, existem pessoas que são mais altruístas porque pensam primariamente nos outros. Não é isso?
Sim, há pessoas que são mais egoístas porque pensam mais em si mesmo. Mas, quem são essas pessoas? Aquelas que acreditam que o certo é pensar mais nelas. Elas são egoístas não porque pensam mais nelas, mas sim porque estão presas aos seus certos.
Egoísta é aquele que acha que apenas o seu certo é certo. Essa pessoa é egoísta porque está vivendo o seu certo como se certo fosse.
Agora, sim, existem pessoas que pensam mais nos outros. Quem são as pessoas que pensam assim? Aquelas que acham certo pensar nos outros. Elas só pensam nos outros, porque acham que o certo é viver assim.
Qual a diferença entre uma e outra? Nenhuma. Tanto uma como a outra são egoístas, porque as duas estão presas ao que elas dizem que é verdade.
Não importa o quanto alguém pense no outro: o que importa é que está apenas apegada ao que diz que é certo. Quando isso acontece o egoísmo está presente.
Quem só acha certo o que acha certo, é egoísta.
A ausência do egoísmo não está em servir ao próximo como acha que deve servir, mas em ir além de si mesmo para servir. Quem acha certo, santo ou bondade servir ao próximo, está sendo egoísta porque está buscando satisfazer seus próprios conceitos, suas verdades. Ele é tão egoísta quanto aquele que não serve, porque está apenas servindo a si mesmo (às suas verdades) e não ao outro.