Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Participante: como fazemos para atingir o equilíbrio emocional?

Abandonando as pontas…

O equilíbrio está sempre no meio. Para qualquer dos lados que vá você estará desequilibrando a gangorra. Só quando se senta no meio, a gangorra se equilibra.

Sendo assim, quando você fala em equilibrar emoções, por exemplo, eu lhe digo que alcançar isso é não ser nervoso nem calmo, os dois lados de uma emoção, mas chegar ao centro entre estas duas emoções.

Só que antes de falarmos em alcançar o centro, deixe-me tentar lhe explicar o que é o centro, porque que esta compreensão é difícil de vocês entenderem…

O centro não é o zero, o ponto neutro, o nulo. O centro é apenas um ponto onde os dois extremos se encontram com a mesma intensidade. Como os dois extremos estão presentes com a mesma intensidade, um anula o outro.

Voltando ao nosso exemplo, então, posso dizer que para se chegar a um equilíbrio emocional entre a calma e o nervoso é preciso anular o nervoso pela calma e é preciso, também, anular a calma pelo nervoso. Este é o único caminho para se atingir o ponto do meio entre estas emoções…

Como se faz isso. Quando for nervoso, seja, quando for calmo, seja…

Na verdade, alcançar o equilíbrio emocional é saber viver com você do jeito que é sem deixar a emoção que está presente naquele momento lhe dominar. Vou tentar lhe explicar isso…

Se você é nervoso, esta postura emocional pode ser vivenciada de três formas: reclamando de ser, concordando que tem que ser ou sendo, sem se contrariar ou concordar em ser. Quando reclama ou concorda com o seu jeito de ser, você está numa das pontas desta gangorra, pois está vivenciando a emoção gerada pela mente. Quando aceita o que é, o que está vivendo, sem reclamar ou concordar, esta postura não está lhe afetando e neste caso e por isso não está sendo vivida. Neste momento, você está no centro, está nulo com relação aquilo que está sentindo…

Só mais um detalhe que gostaria de abordar. Krishna ensina que ninguém age fora da sua personalidade. Todos têm uma personalidade que foi previamente programada e não consegue fugir dela, a não ser que isso tenha sido programado. Nesse caso, não houve mudança, pois o mesmo script continua sendo o mesmo.

Portanto, o equilíbrio é alcançado quando você, sendo quem é, vive com quem é sem crítica ou elogios a si mesmo.

Sei que esta não é uma resposta carregada de saberes, mas acho que é a melhor forma de lhe ajudar a alcançar o equilíbrio emocional. Fora isso, qualquer orientação não poderia ser executada por você, pois teria que ser um trabalho mental e você não pode agir neste processo.

Compartilhar