Participante: Estou me sentindo frustrado. Como saio disso?
Frustrado com o quê? Você tem que ser claro para você mesmo. É preciso saber por que está se sentindo assim, que argumento a mente está usando para lhe propor frustração…
Participante: Por causa da minha situação atual de vida. Estou sem trabalho e fico em casa o dia inteiro sem fazer nada. Isso me deixa frustrado…
Você está com um pensamento-emoção de estar frustrado por não estar trabalhando. Mas, sentir-se frustrado vai resolver o seu problema? Vai lhe dar emprego? Vai fazer cair dinheiro do céu? Não… Então, conscientize-se de que está desempregado mesmo, que não tem jeito e que a única coisa que pode fazer é ficar à toa o dia inteiro…
Sei que você tem procurado emprego, mas esta é apenas uma ação física. O que lhe falta fazer é a silenciar a mente que diz que não pode ficar à toa o dia inteiro. Para isso, diga: ‘Não tem jeito, mente… Estou buscando emprego e não consigo nada. Se você conseguir que eu seja aprovado em algum lugar, eu paro de ficar à toa’.
Para você acabar com o pensamento emoção precisa enfrentá-lo com a realidade. A realidade é que você não tem emprego e que obtê-lo não depende de você. Faça a sua parte e tenha a consciência que o resto não depende de você. É a história bíblica: bata que eu abrirei. Faça a sua parte, mas quem vai abrir a porta não é você.
Portanto, mande seu currículo para todos os lugares que souber que estão precisando de pessoas com sua experiência e diga à mente: ‘a minha parte estou fazendo. Por isso não aceito a frustração que você está me dando. Eu estou correndo, procurando, me esforçando. Agora, não vou sair de casa todo dia só para sentar na esquina se não tenho nenhum lugar para ir… Fazer isso seria uma idiotice’…
Enfrente a vida com realidade, de uma forma madura. Criança é aquele que acha que perdeu um emprego hoje arruma outro logo depois. O ser maduro sabe que a única coisa que ele pode fazer é a sua parte. Por isso não aceita angústia, o sofrimento, a frustração por não ter emprego.
Sei que vocês devem estar estranhando, pois o que estou dizendo é para serem racionais… Sim, para ser feliz é preciso ser extremamente racional, pois quem é assim não vive as emoções que a mente cria. Quem racionaliza a vida não é um emotivo e quem é emotivo sofre ou tem prazer, pois estas são as duas únicas emoções que a mente sabe criar…
Alcançar a inteligência emocional é deixar de ser emotivo. É saber lidar com a realidade sem se deixar levar pela emoção.
Mas, como se combate a emoção? Enfrentando-a de frente… ‘Eu não vou aceitar essa frustração que você está me dando porque não fui eu que causei tudo isso. Não estou aqui sentado esperando o emprego cair do céu. Estou buscando arrumar outro emprego, sair dessa, mas não consegui. E a frustração não vai resolver, não vai me fazer achar emprego nenhum… Enquanto estiver desempregado, vou viver o desemprego; na hora que achar um, aí sim vou viver o estar empregado’.