Então, já vimos como característica do Universo que ele é uno, único e estável. Vimos, também, que por causa disso não existe tempo nem espaço. Agora vamos ver outras duas características.
O Universo é infinito.
O que quer dizer isso? Para vocês quer dizer que não tem fim, mas não é isso. Infinito quer dizer que o Universo não tem início nem fim. Por que? Porque não tem espaço.
Além disso, diferente do que pensam, o fato do Universo ser infinito não quer dizer que é grande para cachorro. Para vocês infinito é uma coisa muito grande, mas se o Universo não tem espaço como vai ser grande ou pequeno?
Mais uma característica decorrente das outras: o Universo é eterno.
Eterno também não quer dizer que vai durar para sempre. Quer dizer que não teve começo nem vai ter fim.
Detalhe: não existe espaço de tempo na eternidade do Universo, entre este começo e fim. A eternidade do Universo dura um presente.
O universo não se muda, não tem tempo nem espaço. Por isso para entenderem o Universo precisam se desligar da ideia infinito e eterno como algo muito grande ou com tempo muito longo. Porque o Universo não tem tempo nem espaço, mas é infinito e eterno.
Infinito não quer dizer muito grande, eterno não quer dizer muito longo. É isso que estou querendo conversar com vocês sobre o Universo real na lógica humana. É preciso fazer isso porque vocês ouvem muito falar que o universo é infinito e eterno. Essas mesmas pessoas dizem que no Universo só existe o presente. Aí surgem as dúvidas: como pode existir um presente e um eterno com toda a eternidade para ser vivida ao mesmo tempo? Como pode existir o infinito que acaba num ponto e começa em outro?
Então é isso. O universo é um no único e estável. Por isso não tem tempo nem espaço. Esse infinito não tem um espaço de dimensão. Também é eterno e isso não quer dizer que essa eternidade forme qualquer espaço de tempo.
É para complicar? É. O objetivo deste trabalho não é explicar nada. É para complicar. Para quê? Para ver se você para de querer saber.