Participante: essa vida é mesmo uma arma apontada para a cabeça da gente. Até dormindo não tenho sossego.

Perfeito. Aliás, essa é a primeira consciência que podem e devem tomar para poder fazer alguma coisa no sentido da elevação espiritual.

Enquanto não desistirem dessa vida, enquanto não entenderem que nessa vida não há espaço para a paz e a harmonia, não farão nada. Enquanto não entenderem que os anseios, a esperança, os procedimentos, os hábitos e costumes humanos não garantem de jeito nenhum a felicidade, não conseguirão nada.

Sabe, há uma lenda, ou conceito humano – falo assim porque todo conceito humano é uma lenda, uma história não verídica – que os Estados Unidos é a terra da oportunidade. Que lá todos têm a oportunidade de ganhar muito dinheiro.

Isso quer dizer que não tem pobre lá? Que não tem pessoas que passam necessidades? Claro que tem. Sendo assim, essa afirmação é lenda. Se for para lá baseando-se nela, ou seja, querendo ganhar dinheiro, pode ser que não consiga.

É por causa da possibilidade do planejado não sair do jeito que espera que digo: não acredite na vida, ou na mente, quando diz que se fizer isso ou aquilo terá o resultado feliz. Aliás, já falamos aqui antes que Sariputta ensinou: Buda diz que você precisa desapegar-se da posse, paixão e desejo porque só isso garante uma boa vida nessa existência e um futuro bom depois da morte.

Então, esse é o primeiro passo para conseguir escapar desses tiros. Precisa estar sempre atento e não se deixar levar pelo rio caudaloso que são os aspectos humanos da vida. Esse rio mata.

Em uma conversa anterior disse que os aspectos humanos são como uma onda que vem à praia e lhe leva para o mar alto. Quando está lá sem saber nadar não poderá sair. Terá que esperar outra onda que traga de volta para a terra.

Não se deixe levar por nenhum aspecto do mundo humano. Isso se faz não negando, indo contra ou ainda vencendo o que a mente afirma. Faz-se apenas declarando que nada sabe.

É simplesmente não saber. Não é afirmar que está errado ou certo…

Compartilhar