Participante: a minha dificuldade é que ao deixar de ter verdades e crenças, vou viver as daqueles com quem estou. Não me vem agora nenhum evento para servir de exemplo, mas esta situação tem sido uma constante na minha vida quando estou com outras pessoas. Hoje vou vivendo uma vida tentando estar com as pessoas por conta disso. Poderia falar algo sobre isso?
Posso.
Já falei muito de verdades e sempre disse que é preciso libertar-se delas. Nunca disse que não deve tê-las. Você deve se libertar à força de verdade que é dada às declarações geradas pela mente. Esse é o primeiro ponto.
Segundo: ter verdades não é problema algum para o guerreiro da paz. Isso porque a verdade surge na mente. Não é você que cria ou tem, ela surge na sua mente. Por isso, ter verdade não é problema algum. O problema é querer que os outros tenham a sua verdade.
O problema é querer que o outro abandone a verdade dele e aceite a sua. Esse é o problema, porque nesta forma de proceder está presente o individualismo, a posse, a intenção, a paixão, e com tudo isso presente, você perde a paz.
Portanto, se tem verdades, continue com elas, caminhe com elas, mas retire delas a ação dos inimigos da paz. Fazendo isso, você será uma pessoa com verdades, mas em paz.