Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Participante: concordo com o senhor, mas como fazer isso se, humanamente falando, só conhecemos as coisas desse mundo? Como não almejar uma riqueza na Terra se nessa fase de nossa existência essa é a única visão que temos? Como vou falar em alcançar o reino do Céu, buscar uma riqueza que não seja daqui, se estamos aqui e não conhecemos nada de lá? Não vejo problema em almejar ter, desde que eu viva com a ideia: se tiver, tive, se não tiver, não tive.

Um moço viajou da Inglaterra até a Índia para visitar o seu guru. Chegando lá foi ao hotel, deixou suas malas e se dirigiu para a casa do guru. Ao chegar encontrou o mestre sentado no chão em uma casa completamente vazia. Não havia um único móvel.

Chocado perguntou: ‘mestre, cadê suas coisas?’ O guru respondeu com outra pergunta: ‘onde estão as suas?’ O homem disse: ‘eu sou não daqui.’ O mestre deu o ensinamento: ‘eu também não.’

Ouvindo a sua pergunta e tendo em mente essa história, chego à conclusão que você é daqui, porque suas coisas estão aqui.

Como não querer ter o que é daqui? Como não se apegar as coisas que estão nesse mundo? Sabendo que não é daqui, que não está aqui para ter essas coisas, que ter ou não faz parte da sua provação, da sua caminhada para viver sem elas, ou seja, fora daqui. Simples desse jeito.

Aquele que ainda acha necessário coisas desse mundo, que ainda tenta proteger a posse de elementos materiais, é daqui. Para esses tenho uma grande novidade que acho que ainda não se deram conta: por mais que estejam apegados, por mais que achem importante, tudo o que é daqui vai ficar aqui quando do desencarne. Nada do que é desse mundo vai acompanha-lo.

Tudo vai ficar aqui. E não estou falando apenas de objetos, mas de valores humanos. A ideia de serem seus filhos, seus pais, o amor por um marido ou esposa, a amizade entre seres, tudo que acha caro no relacionamento acaba com o desencarne, pois entre espíritos a relação é fundamentada em valores diferentes. Por isso damos àquele que busca verdadeiramente a elevação espiritual o título de espiritualista.

Espiritualista é aquele que sabe haver em si algo além da matéria e que vive para esse algo mais. Por isso sabe que está aqui de passagem e que nada desse mundo pertence a ele.

Justamente por ter essa consciência é que o espiritualista abre mão de se apegar às coisas materiais, sejam elas objetos ou relacionamentos. Abre mão de ter: se tiver, tive, se não tiver, não tive. Não luta para ter, para manter, para conquistar, para ser, estar ou fazer nada durante a vida.

O espiritualista não se preocupa em ter coisas materiais: tanto faz, como tanto fez. Elas não são objetivo, posse, paixão, mas instrumento de caminhada.

Então, aí está a forma, o caminho, para não buscar, procurar, ter a única coisa que pode ter nesse momento.

Compartilhar