Enviar texto por Whastapp
Enviar texto por Telegram

Mundo dos devas é o primeiro mundo espiritual existente no Universo logo após a Terra. É o mundo dos seres humanos sem carne. É o mundo dos elementares. A vivência neste mundo ainda não representa uma elevação espiritual, mas trata-se de um mundo temporário onde habitam aqueles seres que ainda não passaram na provação, mas que estão temporariamente sem carne.

Por ser habitado por seres que ainda estão ligados ao mundo material, o dos devas possui as mesmas coisas que existem aqui. Lá existe a natureza com seus rios, lagos e florestas; existem as construções humanas que servem como habitação; existe o falar, andar, comer, vestir-se, etc. Tudo o que há aqui existe lá, pois o mundo dos devas serve àqueles que ainda estão em provação e por isso ligados ao mundo humano.

Quer saber como é um mundo dos devas? Olhe as descrições que existem na literatura espírita sobre as cidades espirituais. Repare que longe de serem um mundo diferente do humano, elas são cópias exatas das cidades do mundo material.

Participante: mas, nas narrativas dos romances existem nestas cidades coisas que não há aqui.

Sim, nos filmes futuristas do século passado também existem muitas coisas que não havia no tempo em que eles foram rodados.

A afirmação da existência de elementos que o mundo humano não possui, não confere às cidades espirituais nenhuma distinção da Terra. Isso porque estes elementos são apenas criações mentais futuristas. Elas fazem parte do conhecimento místico apenas para dar àqueles locais uma característica de adiantamento ou superioridade. É a mesma coisa que objetivaram aqueles que fizeram os filmes de aventuras espaciais. Tudo que você encontra nos romances onde há a descrição de uma cidade espiritual é fruto de uma mente humana se utilizando de informações místicas para gerar um paraíso que atenda aos anseios dos seres humanizados.

Mas, não pense que a influência do místico atrapalhando o processo de evolução espiritual acaba neste mundo: ela existe também no mundo dos devas. Já repararam que aqueles que moram nas cidades espirituais continuam tendo uma religião? Que eles continuam presos às interpretações místicas dos seres humanizados que seguem a doutrina espírita e que continuam achando que os rituais desta religião têm influência na elevação espiritual? Continuam vendo os ensinamentos do Espírito da Verdade como um defensor dos anseios humanos e que o passe é um instrumento necessário para aquele que quer se elevar. Pois é, até lá o apego a crenças místicas fundamentadas nos anseios humanos e na prisão aos sistemas humanos de vida que criam exigências quanto aos interesses individuais interfere na elevação espiritual.

É por causa desta influência que segundo Krishna, para aquele que chega a este mundo a queda é inevitável. Ou seja, tem que encarnar novamente já que não se livrou da humanidade. Por isso, aquele que diz que quer aproveitar esta encarnação para atingir o fim do samadhi (a roda de encarnações) alcançando a elevação espiritual precisa se libertar do misticismo.

Compartilhar