Áudio

Participante: achei que o espírito não tinha isso.

Além de não ter, pergunto: o que isso interessa para você?

Mais: por que que a mente faz perguntas desse tipo? Para criar verdades. Nesse momento, você acabou de criar uma verdade. Lembre-se: tudo o que tiver como verdade, poderá e será usado contra você.

Então, cuidado para não deixar a minha resposta se transformar em uma verdade. Joaquim disse isso, mas será que é?

Deixe-me dizer uma coisa que vai chocar: não existe fonte confiável. Não se compra a verdade por osmose. Só quando você souber, pode saber.

Participante: mas, essa informação é de fonte confiável ou não?

Não.

Estou falando isso por um detalhe que causa muito sofrimento: confiança. Não confie em nada nem em ninguém, nem em Deus, nem em mim.

Não confie. Só você pode dirigir sua vida, mais ninguém. Não existe outra pessoa que tenha tudo o que você tem. Você é diferente de todos os outros. Todos os outros são personalidades diferentes, com vontades diferentes, com visões diferentes.

Por isso, o que é verdade para um, pode não ser para o outro. Não é para o outro.

Então, não confie em ninguém nem em nada. Já dei alguns exemplos para quebrar a confiança que têm. Já falei do Dalai Lama e de Gandhi. Essas são figuras que vocês acham maravilhosas. Já mostrei como o que acreditam é contrário ao que imaginam. Quando falei isso não quis ataca-los. Falei para lhes dar um recado: não confie em ninguém.

Há uma coisa interessante que o sistema humano faz: criar ídolos. Ter confiança é idolatrar alguém. Não idolatre ninguém, pois a idolatria a qualquer outro ser encarnado ou desencarnado é apenas a idolatria ao bezerro de ouro mostrada na Bíblia.

Não confie em ninguém. Viva com as suas certezas, com as suas verdades sem cobrar nada de ninguém e sem deixar essas verdades governarem você. Não ache que ninguém tenha qualquer resposta para você.

Quando falo do Universo ou de outras coisas não pretendo criar novas verdades. Tudo o que falo tem a intenção de tirar vocês de alguma certeza. Se o que falei é verdade ou não, só eu sei, vocês nunca vão saber. Nunca até chegar a condição de compreender as coisas do universo. Por isso pare de acreditar agora.

Alguém falou que falo para distrair vocês. Sim, é isso. Distrair do que? Distrair você do seu trabalho, do objetivo da sua vida. Qualquer informação, material, física ou espiritual, é apenas distração. Inclusive o que está na Bíblia.

A Bíblia é verdadeira? Para uns sim, para outros não. Então, sim, é distração. Agora, se acreditar que não é, que é um caminho, siga, mas não queira que ela seja aceita por todos. Seja tratada como uma fonte de verdade.

Participante: mas se eu acreditar que é uma verdade para mim não vou estar me apegando?

Se acreditar que é uma verdade para você e não deixar essa verdade lhe dominar, ou seja, ditar o que tem que viver, não vai ter problema nenhum.

O problema é, por exemplo, acreditar que tem que amar que o certo é amar. Aí vem a vida e não ama. O que acontece? Você se cobra. Gerou um problema.

Para não ter diga assim: ‘eu deveria amar, mas não amei. A hora que amar, amei, a hora que não amar, não amei’. Isso é não deixar ela ditar a sua vida, essa é a diferença.

Quando transforma qualquer coisa em uma verdade absoluta deixa essa verdade ser o governador da sua vida. Na verdade, o governador de você, o ditador das suas emoções.

Participante: em algum momento ela vai me contrariar.

Em algum momento a vida vai lhe contrariar, vai contrariar essa verdade para você sofrer.

Participante: o que não pode é sofrer?

Exato. Todo resto pode, menos sofrer.

Compartilhar