Participante: meu pai se separou da minha mãe e ela está sofrendo muito. Criou uma versão onde meu pai é o vilão e ela a vítima. Demonstra sentir muita raiva, chora muito. Acha que deveriam ficar até o fim juntos, mesmo a relação não estando melhor para ambos. Ela desabafa, mas não admite qualquer opinião diferente do que acredita. Então, o que faço é apenas ouvir, mas depois sempre saio com o mal-estar de lá. Por mais que acredite que está tudo perfeito em atos conforme a programação da encarnação que fez, não é agradável ver com tanta raiva e triste. Está se isolando cada vez mais de todos e fico preocupado sem poder fazer nada. Pode comentar?
Posso: não faça nada sem ficar preocupado porque não fez nada.
Veja, não há nada a ser feito. Como você colocou, ela fica criando uma história. Ela física? Não, ela razão. Se perguntar sobre essas criações, ela vai dizer que tudo é verdade, é verdadeiro.
É isso que você precisa compreender: ela não está sofrendo por isso ou por aquilo, está sofrendo porque é a hora dela sofrer. Então, você precisa assistir àquela tristeza não com os olhos que veem uma mãe triste, mas um espírito em prova. Este é o primeiro detalhe que, aliás, acho que já sabe.
Quanto ao segundo detalhe da sua pergunta, é você me dizer que saiu de lá se sentindo mal.
Esse sentir-se mal não tem nada a ver com o fato de fazer ou não algo por ela. É uma chateação mental, uma sensação criada pela sua razão.
No momento em que está com ela, vocês estão trocando energia. Por isso, precisa nesse momento estar atento à energia e não à conversa, no que ela está falando.
Saindo mal de lá, pode ter certeza de que não foi capaz de emitir energias positivas para ajudá-la a vivenciar o seu processo de sofrimento. Absorveu a energia dela ao invés de dar algo para ela mudar energeticamente.
Portanto, se posso falar alguma coisa a respeito desse processo, que, aliás, já tinha até comentado antes com você, diria: preste atenção no seu íntimo. Desligue-se da história, deixe-a contar o que quiser e não se preocupe em fazer nada. Apenas preste atenção no seu íntimo para estar enviando a ela energias positivas para neutralizar as negativas que estão vindo.
Agindo assim, não vai sair mal. Mais: vai conseguir fazer alguma coisa por ela.
Ficou claro? Qualquer coisa, pergunta de novo.