Uma pessoa me perguntou: sonhar não custa nada, não é mesmo? Respondi: sonhar custa muito caro. Viver sonhando, planejando o futuro, criando expectativa sobre futuras situações, custa muito caro: custa a sua felicidade. Mesmo que o desejado seja conseguido, o desfecho desse sonho é um prazer da mente, a realização da condição que foi colocada para ser feliz.

Sonha ter um carro? Enquanto não tiver um sofrerá. Sonha em mudar de casa? Enquanto isso não acontecer, sofrerá. O sonhar com algo sempre leva ao sofrimento, por mais indispensável que aparente ser o que é desejado.

Porque o sonho custa caro? Custa a oportunidade de aprender viver sem o carro, na casa que está, com felicidade real.

A busca da felicidade nessa vida não é feita através de sonhar, desejar, ser, estar ou fazer alguma coisa. Ela precisa ser realizada a cada segundo com uma ação para integrar-se perfeitamente ao que está acontecendo agora. Ela é realizada com a perfeita consciência do aqui e agora.

Hoje você tem um limão? Chupe-o. Não adianta desejar ter uma laranja, pois só tem um limão. Chupe o que tem.

Além do mais, lembre-se que o limão também possui vitamina C. Por isso, poderá lhe fortalecer. Amanhã, se tiver uma laranja, a coma. Viva como puder, só não fique hoje chupando limão dizendo: só vou ser feliz quando tiver uma laranja. Isso é ser feliz. Ser feliz não é ter uma vida composta pelo que se deseja, mas aprendera ser feliz com o que se tem a cada momento.

Compartilhar