Participante: quero saber se, quando estamos encarnados, o espírito está aqui na carne. Pergunto isso porque Joaquim já disse que somos escravos do Espírito. Quem é quem nisso tudo, como é isso? Pergunto ainda: como é o mundo espiritual, quando acabam as reencarnações, se elas têm um limite ou nível para ser alcançado, ou nós escolhemos tudo?
Vamos lá. É muita pergunta de uma vez só, por isso vamos uma a uma.
Quando estamos encarnados, o espírito está aqui na carne?
Na verdade, você não está encarnado; você é a encarnação. O espírito está encarnado, mas ele não é você, apesar de ser. Você é a encarnação, é as ideias que o espírito vive. Você não é um ser espiritual.
Então, o espírito não está aqui; você está lá no Espírito. A encarnação existe dentro do Espírito, dentro da consciência do Espírito.
Vamos a outra: Joaquim já disse que somos escravos do Espírito, então quem é quem nisso tudo?
Quem é quem? É o Espírito e a encarnação.
A encarnação é escava do Espírito? Não vou colocar nesses termos. Sei que até já falei isso, mas agora não vou colocar nesses termos.
A encarnação não é escrava, ela está a serviço do Espírito. Ela existe pelo Espírito, precisa atender o que o Espírito precisa.
Portanto, a encarnação não é escrava, está a serviço do espírito.
Mais uma: pode explicar como é o mundo espiritual?
Não. Se o Espírito da Verdade diz que o ser humano, ou seja, a encarnação do espírito, não consegue saber o que é o ser espiritual, como posso explicar o mundo onde isso que você não pode saber como é, existe? Impossível.
Outra: quando acabam as encarnações, tem um limite ou nível alcançado, ou nós escolhemos isso?
Primeiro, grande detalhe: entender o objetivo da encarnação. Só posso falar sobre encarnação – quantas vezes encarnar, porque encarnar ou continuar encarnando – se entendermos o objetivo da encarnação.
O primeiro objetivo da encarnação no nível de vocês é prova e expiação. Então, o Espírito encarna para provar alguma coisa e expiar algo relativo a si, para realizar um trabalho íntimo. Mas existe outro objetivo: cada um toma um corpo segundo o mundo onde vai viver e ali, sob as ordens de Deus, trabalha para a obra geral. A encarnação, portanto, tem um objetivo individual, mas tem também um objetivo coletivo, ou seja, servir para o próximo, pois a obra geral citada nessa resposta do Espírito da Verdade é o processo de elevação espiritual.
Então, cada um tem sempre na sua encarnação o objetivo de promover a sua reforma íntima, mas também de servir ao próximo. Como presta esse serviço? Sob as ordens de Deus, ou seja, fazendo o que Deus mandar fazer para que cada um receba segundo suas obras.
É justamente esse segundo objetivo que vou usar para dar a sua resposta. Jamais vai acabar o processo de reencarnação. Durante toda existência espiritual, as encarnações existirão. Por quê? Porque sempre vão existir espíritos que precisem de outros para realizar aquilo que têm que conseguir.
Portanto, por mais elevado que seja um espírito, vai estar sempre reencarnando para ajudar alguém. Claro, encarnado dentro do seu nível de vibração, pois um espírito de uma determinada vibração não vai encarnar onde ela seja menor.