Misticismo se define como um tipo de religião que enfatiza a atenção imediata da relação direta e íntima com Deus ou com a espiritualidade, com a consciência da Divina Presença. Segundo o dicionário, misticismo é uma doutrina filosófica e religiosa, segundo a qual a perfeição consiste em uma espécie de contemplação, que vai até o êxtase e une o homem à divindade.
A partir desse aspecto, podemos chamar de mística todas as coisas que são empregadas para criar a relação direta e íntima com a espiritualidade e Deus. O poder de uma vela ou de uma oração é místico para os seres humanos, pois é o instrumento usado por esses para criar a relação.
Esse poder, no entanto, não pode ser mensurado pelos seres humanos, pois desconhecem a forma como essas coisas agem. O homem acredita no poder da vela e da oração, mas não sabe como esse poder é exercido.
Desse fato surge mais uma característica do misticismo: o superpoder conferido aos agentes místicos. Como os homens não conhecem esses poderes, os super dimensionam achando que podem realizar coisas sobrenaturais ou paranormais. Para os humanos, uma vela é capaz de purificar um ambiente e uma oração é capaz de fazer acontecer o que aparentemente é difícil de ser realizado.
Essa é a forma como o ser humanizado se relaciona com o misticismo e com os elementos místicos do seu mundo. Para determinados elementos os homens conferem poderes de realizar algo que está além de suas forças. Essa é a utilização mística dos elementos do planeta que o ser humano vivencia.
Apesar dessa prática ser difundida entre os buscadores da elevação espiritual, eu afirmo que as crenças místicas da maioria dos seres humanizados é o que mais atrapalha o espiritualista na sua busca da elevação espiritual. A oração vivida de acordo com as crenças místicas dos seres humanizados, acreditar no poder de um passe ou do reiki, acender uma vela para uma entidade ou qualquer outra atividade realizada com a ideia de que o elemento possui poderes de resolver o que o ser humanizado não consegue é o que mais atrapalha a busca da elevação espiritual daquele que afirma acreditar haver em si algo mais do que a matéria e que busca viver para este algo mais.
Por que isso acontece dessa forma? Porque quando vivencia a prática mística o espiritualista para de fazer o trabalho da reforma íntima, que é o único caminho para a elevação espiritual, e fica esperando cair do céu a sua salvação. O ser humanizado místico faz uma oração a Deus pedindo paz e fica aguardando que Ele lhe dê esta paz. Com isso não trabalha para conquistá-la. Alcançar a paz e a harmonia que representem a elevação espiritual é o resultado de um trabalho individual de ser encarnado.

Compartilhar