Participante: fale da maternidade. Por que esse peso?
Você pediu para falar sobre maternidade. Antes, deixe-me fazer uma diferenciação.
Na vida acontecem atividades e acontecimentos. Um acontecimento é um diálogo, uma conversa, um passeio, uma caminhada. Atividade é algo que é formado por diversos acontecimentos dentro de um grupo de ações. É o caso da maternidade. A maternidade não é um acontecimento; é uma série de acontecimentos que ocorrem durante praticamente a vida inteira.
Falo assim porque mesmo antes de ser mãe a mulher vive a preparação para a maternidade. A brincadeira de boneca, de casinha, não tem o menor sentido, a não ser preparar a mulher para depois casar e ser mãe. Brincar de boneca, fazer a boneca dormir, comer, fazer cocô e trocar a fralda, tudo isso é aprendizado para a maternidade. A própria mãe chama a boneca da criança de ‘sua filha’.
Então, maternidade é uma atividade composta de diversos elementos, de diversos acontecimentos. Por isso poderemos vir a falar sobre todos os acontecimentos ligados a ela. Agora, vamos analisar só a questão que foi colocada: o peso da maternidade. Outros acontecimentos, outras atividades, podem ser perguntadas.
Vamos lá. A maternidade é pesada? É. Para quem? Para quem acha que ela é pesada? Vamos tentar entender isso.
O que é uma coisa ser pesada? Algo que é vivido com dificuldade.
Na verdade, os acontecimentos não têm peso, porque são imateriais. Só as coisas materiais têm peso. Apesar disso, os acontecimentos possuem outras coisas (obrigação, necessidade, a forma obrigatória de viver alguma coisa, a necessidade, a de cobrança de si mesmo ou de outros) que os transformam algo em pesado, difícil, arrastado.
Portanto, a maternidade é pesada? Sim. Para quem? Para quem a vive com obrigações, necessidades, formas certas e erradas de vivenciar, com cobranças de si mesmo ou de outros.
Quem acha muito chato ficar em casa cuidando de um bebê, queria estar em outro lugar fazendo outra coisa, acha que a maternidade é pesada. Quem não acha chato ficar em casa cuidando de um bebê, não se apega ao desejo de estar em outro lugar, não vive a maternidade como algo pesado.
O peso da maternidade não está na maternidade. Está onde? Em quem vive a maternidade.
Nesse momento precisamos falar algo. Por mais que analise situações, jamais vou conseguir dar uma resposta profunda, que feche todo o assunto. Por quê? Porque existem detalhes. Essa pergunta é um exemplo disso.
O peso da maternidade é dado, é vivido, por aquele que acha que não gosta disso, daquilo ou daquilo na criação de filhos, no estar com os filhos. Agora, porque não gosta? Porque não pode fazer outra coisa, porque deixa de fazer algo para cuidar de filho? Porque não gosta de fazer determinadas coisas que precisam ser feitas para os filhos? Essas são questões que precisam ser respondidas antes de descobrir porque a maternidade é pesada para alguém.
O que estou querendo dizer é que há uma série de detalhes que determinam o peso com o qual se vive alguma coisa. Se você chega com uma fase dessa para um psicólogo, ele vai levar no mínimo uns seis anos de pesquisa no seu íntimo, conversando com você, para entender por que acha pesado. Aqui não podemos, não dá para fazer isso.
Por isso hoje só posso dizer uma coisa: a maternidade é pesada? Sim. Para quem? Para quem achar pesada. Quem acha a maternidade pesada? Aquele que não se sente bem fazendo determinadas coisas, vivendo determinadas situações inerentes ao papel da maternidade.
Isso é o que posso lhe dizer. Agora seria, então, importante que falasse consigo mesmo e analisasse o que não gosta na maternidade. Descobrisse o que para você transforma a maternidade como algo pesado. Esse é um trabalho que tem que fazer, já que é claro que a maternidade em si não é pesada nem leve.
Precisa estudar em você o que faz a maternidade não ser leve, o que não gosta, não quer, incomoda, na maternidade. Isso é necessário ser feito porque o peso de algum acontecimento nada mais é do que contrariedade de ter que fazer algumas coisas por obrigação e necessidade.
Respondendo, então, digo com relação ao peso que colocou na sua pergunta é gerado por algo que não gosta na maternidade. Agora a bola está com você. Analise, estude o que não goste nesse acontecimento e comece a tentar se libertar do não gostar.