Participante: qual o significado da passagem bíblica em que Jesus diz na crucificação Pai, porque me abandonastes?
O significado dessa frase é muito interessante.
Jesus era um ego programado para provas. Esse ego, como todos os outros humanos, por maior que seja a fé do ego, tem seus momentos de humanidade. Não existe ego santo, puro. Por mais que contenha elementos de um lado, terá do outro, pois é dualista. Essa é a prova.
O ego Jesus não era o santo Jesus. Era um ego de expiação. Mas, não é isso que importa nessa passagem.
Quando se fala de acontecimentos dentro da vida dos mestres o que é importante não é saber o que cada um deles representou para o ego Jesus ou para o espírito Cristo. Como já disse, o universo está dentro de cada um. Por isso, o importante é saber o que essa passagem representa para você.
Para os egos humanizados essa frase quer dizer que ele não deve esperar alcançar a perfeição e nem se culpar quando não for perfeito.
Respondemos agora há pouco uma questão de uma pessoa sobre a tentação de ter um determinado carro. Particularmente já tínhamos conversado sobre isso várias vezes. Naquele momento sempre disse: ter o desejo pelo carro não é errado. Apesar disso, ele continua achando que não deve ter.
Está enganado. Se tem esse desejo digo que precisa ter. Para quê? Para vencê-lo.
Vocês precisam, e isso está embutido nessa frase, compreender que os egos humanos jamais serão perfeitos. Estarão sempre variando entre um lado e outro, entre o desejo positivo, querer, e o negativo, não querer. Por isso, quando vier o lado que não queriam que viesse, não devem se sentir culpados.
Para vocês, ego, é isso que quer dizer essa frase.