Enviar texto por Telegram
Participante: gostaria de saber por que a gente sabe tanto a teoria, mas na hora da prática, na hora da prova, não consegue praticar. Muitas vezes fazemos tudo ao contrário do que sabemos. Até quando iremos cair? Então, para que serve saber tanta teoria? Para que serve estudar os ensinamentos do Cristo, se a gente não consegue praticar? Fico muito frustrada comigo, porque estudo, estudo, estudo, mas na hora da prática é tombo atrás de tombo.
Salve, né?
Você me pergunta para que tanto saber, se na hora da prática, não conseguimos praticar? Para que estudar tanta coisa? Deixe falar uma coisa.
A Igreja Católica tem o chamado pecado original. É o pecado com o qual todo ser humano, segundo a Igreja Católica, nasce. Um pecado que para essa doutrina foi herdado desde Adão e Eva.
Que pecado é esse? O comer a maçã. Esse ato dentro do simbolismo que já estudamos quer dizer a busca pelo saber, querer saber.
Esse é o pecado original e é por causa dele que você nasceu. Ou seja, nasceu para se libertar da vontade de saber.
Agora você me diz: para que tanto saber? Eu respondo: para poder exercer o direito de não saber. Ou seja, para exercer o direito de se libertar da busca de saber.
É por causa disso que está exposto aos ensinamentos. É por isso que estuda. Você não estuda para poder saber, mas para que quando não coloque em prática diga: graças a Deus, eu não sei colocar a em prática, não sei que tinha o que fazer. Não preciso fazer nada, só tenho que viver. Se foi isso que fiz, que aconteceu, louvado seja Deus. É por isso que você é exposto a busca do saber.
Você é razão. A razão cria a ideia de buscar o saber, de buscar aprender. Para quê? Para na hora que o suposto aprendido não seja colocado em prática você diga: louvado seja Deus. Não fiz, e daí? Não sei o que é ser obrigado a fazer isso e aquilo. Vou continuar apenas vivendo o que aparecer.
Compreendeu? É por isso que passa o tempo inteiro estudando: ver se acha que porque estudou, aprendeu; porque aprendeu, tem que fazer.
Ninguém é obrigado a nada. Venha para mim que meu jugo é leve. Palavras de Cristo.
Para você ele diz: você se julga porque acha que tem que fazer. Esqueça, venha para mim que meu jugo é leve. Se errar, errou, e daí, vamos para frente, vamos continuar.
Tchau, até mais.