Enviar texto por Telegram
Que se deve entender por lei natural?
A lei natural é a lei de Deus. É a única verdadeira para a felicidade do homem. Indica-lhe o que deve fazer ou deixar de fazer e ele só é infeliz quando dela se afasta
Já disse aqui que só Deus é natural, o resto tudo é artificial.
Então veja, aqueles que chamam as leis biológicas, físicas ou de outras ciências de lei natural, não veem essa realidade, ou seja, não veem que Deus é que está criando as leis. Consagram outro deus chamado Natureza que seria independente do Pai, do Senhor do Universo. Não, isso é irreal: só a Lei de Deus é Natural.
Mas, queria aproveitar e fazer uma pergunta: qual será a Lei de Deus? Por favor, se alguém puder responder o que acham que é a Lei de Deus, gostaria de ouvir.
O que é, qual é a Lei de Deus? Que é a Lei de Deus?
Participante: como assim, qual é?
Só a lei de Deus é Natural todo resto é artificial. Aí pergunto: o que é natural?
Participante: respondo com outra pergunta, o que é artificial?
Tudo que não é a Lei de Deus. Qual é a lei de Deus, o que é a Lei de Deus?
Participante: amar, ação e reação.
Amar é caminho não lei. Ação e reação não é lei, é função.
A gente quer conhecer tanto Deus, quer chegar perto Dele, quer se elevar, mas não conhece a Lei do Senhor.
Participante: amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo.
Isso é caminho.
Participante: os dez mandamentos.
Isso, então, nem se fala. Não é nem nunca foi Lei de Deus.
Participante: isso é o quê?
Isso é código de conduta existencial terrestre.
Volto a perguntar: qual é a Lei de Deus?
Participante: não sei. Diante de tantas respostas o senhor…
É o que emana de Deus.
Participante: então não é o que é, é como é.
A Lei de Deus é o que emana Dele.
O problema do ser humanizado está em criar uma lei humana, física, e dizer que é de Deus. A verdadeira lei de Deus não tem nada a ver com materialidade. A Lei de Deus é incompreensível para os seres humanos, mas é seguida à risca por Deus.
Então, respondo que tudo aquilo que emana do Senhor é a lei de Deus. Essa é a resposta, mas não sei se consegui me fazer entender.
Participante: eu acho que não. Se a lei de Deus é o que emana Dele, e o que é que emana Dele?
Tudo! Tudo que existe, tudo que acontece, tudo que acontece que você tem notícia.
Vou dar um exemplo e como sempre exemplo de Joaquim. O bandido dá um tiro e mata uma pessoa. Isso aconteceu? Aconteceu. Então é Lei de Deus. Tem esse caráter porque tudo é emanado do Senhor.
Segundo os humanos existem as estações do ano. Elas criam as leis climáticas. Sendo assim, por lei faz frio no inverno e calor no verão. Certo? Não, porque tem dia de verão com frio e tem dia de inverno com calor. A lei humana é a das estações, mas a lei de Deus é a temperatura que está fazendo a cada dia ou hora.
As leis humanas são falhas, a lei de Deus não. Por exemplo: porque é verão tem que fazer calor. Quantas vezes faz frio em dias dessa estação? Agora, a temperatura que está fazendo em um momento não muda. Pode mudar em outro, mas naquele não. Por isso ela é fruto da lei de Deus.
É isso que precisa ser compreendido: só a Lei de Deus é Natural. Só o que acontece na realidade é Natural. Todo resto que usam para criar balizas para vida, cada lei que criam para impor verdades que acreditam ser universais, é artificial. É lei humana, é sua verdade relativa, não alguma coisa Universal.
Isso é que é a lei de Deus: o que acontece. Se aconteceu de um jeito, não poderia ser diferente, não poderia acontecer diferente. E se não poderia ser diferente é porque é uma lei, é a lei de Deus.
Os humanos têm códigos para tudo, mas são todos artificiais. Uma lei humana: ninguém pode tirar a vida do outro. Isso é um código artificial. Porque? Porque humanos tiram a vida de outros.
A lei humana é artificial porque é quebrada. A de Deus não pode ser quebrada nunca. Ninguém tem força para quebrar a lei de Deus porque O Senhor impõe a Sua lei. Então, se nesse mundo alguém mata outro, não se pode dizer que não matar seja uma Lei de Deus.
Não sei se estão conseguindo chegar onde quero.
Participante: então para o nosso entendimento equivale dizer que não existe lei a seguir?
No seu entendimento o que vale é entender que as leis que quer seguir e impor aos outros são artificiais. Quanto as de Deus, se quer aproximar-se do Pai, buscar a elevação espiritual, como a seguir? Viver tudo que acontece na sua vida como a Lei do Senhor em ação. Como se faz isso? Vivendo sem qualificar se o que acontece é certo ou errado, bom ou mal, bonito ou feio. Constatar tudo que acontece e dizer: tudo é Perfeito porque está dentro da lei de Deus.
Chegaram a citar os dez mandamentos como lei de Deus, mas veja, eles não podem ser, pois tudo que está previsto acontece o tempo inteiro. Roubar, matar, difamar, usar o santo nome em vão, não respeitar pai e mãe, todos esses códigos são quebrados a cada momento. Como pode alguém ser mais forte do que Deus a ponto de quebrar as leis Dele?
Para o entendimento de vocês, então, o que precisa é compreender que para seguir a lei de Deus é preciso acabar com as leis artificiais. Aliás, como já vimos no capítulo sobre a Nova Jerusalém no livro Apocalipse, no novo mundo não haverá sol nem lua, pois a Luz de Deus brilha e ilumina tudo.
No próximo mundo não haverá luz artificial, leis artificiais, porque a lei de Deus brilhará. Vocês viverão dizendo: ‘se aconteceu isso, não importa o que seja, é a lei de Deus. Louvada seja a vontade do Pai’.
Viver louvando tudo o que acontece é trazer o trono de Deus de volta para a Terra, como também está preconizado no livro Apocalipse da Bíblia. Hoje para vocês Deus é um ser completamente afastado da Terra. Ele criou tudo isso, entregou para o seu prazer, deu uma lei para ser seguida e Se afastou,
Para vocês o Senhor fica sentado em berço esplêndido esperando morrer e ir para o céu. Só nesse momento imaginam que Ele pode fazer alguma coisa. Ledo engano. Como ensina o Espírito da Verdade, Deus jamais para de agir. Na verdade, acho que essa visão que criaram é mais do satanás, do capeta, do diabo e não de Deus.
É isso que precisamos compreender. Essa vida não foi feita para ser interpretada a partir de códigos falsos, mas para ser vivenciada como a execução da lei de Deus.
Participante: não respeitar a lei não diz que ela perde a validade.
Mas, indica que o legislador é fraco, que o poder policial é fraco.
Que deus fraquinho é esse que cria leis para serem cumpridas e não vigia? Que deus fraquinho é esse que não tem ação coercitiva para impor a lei que Ele mesmo criou? Será que quebrar a lei é realmente normal quando o criador dela é o Senhor Onipresente, Onisciente, Onipotente do universo? Claro que não. Como vamos ver, a lei de Deus jamais será quebrada.
Por favor, ficou claro isso?
Participante: não ficou muito claro.
Não ficou claro porque você quer entender a lei de Deus a partir da lei terrestre, da lei que conhece como a certa.
Para vocês, certo é não matar. Quem disse que isso é certo? Nós estamos cansados de ler na literatura espírita onde, por força da lei do carma, da ação carmática, há a necessidade de alguém passar por uma expiação através do evento morte. Como nos livros isso acontece normalmente com aquele que em outra vida foi mal, achamos maravilhoso e certo ele ser morto. Pense comigo: será que esse mal na outra vida não foi você e agora merece ser assassinado?
É isso que precisamos compreender. Não adianta querer dizer que a verdade está na Terra porque está em Deus. Não adianta querermos dizer que podemos fazer o que quiser, porque dessa forma estaríamos desmerecendo Deus, estaríamos tratando Ele como um Pai que coloca seus filhos no mundo e depois não liga para eles.
É isso: Deus não abre mão de guiar os seus filhos, pois não deixa um filho perder a chance de encarnação porque alguém quis roubar uma pulseirinha e acabou matando aquele. Quem retira o comando da ação de Deus afirma que o Pai não protege seu filho durante a encarnação. É, no mínimo, dizer que Deus não tem amor, que não se preocupa, que deixa o filho se virar sozinho. Como vocês falam, Ele só pôs o filho no mundo e depois lavou as mãos.
Não, precisa haver uma coordenação. Deus é um Pai atento que olha a todo momento pelo Seu filho o tempo todo. É esse olhar de Deus que não deixa acontecer ao seu filho nada mais daquilo que é o justo resultado da sua obra.
A lei terrestre, nesse aspecto, é incapaz de proteger o ser encarnado, pois ela não alcança a visão universal das coisas. Seu espectro tem como objetivo preservar a vida humana como se ela não fosse a reação a uma eternidade espiritual.
Você, encarnado, não lembra quem foi, o que fez, mas certamente tem antecedentes em outras vidas. Esses estão vivos até hoje e você e o legislador humano não têm consciência, mas o Legislador Universal tem e aplica a lei justa e amorosa.