Os que hão pretendido instruir os homens na lei de Deus não se têm enganado algumas vezes, fazendo-os transviar-se por meio de falsos princípios?
Certamente hão dado causa a que os homens se transviassem aqueles que não eram inspirados por Deus e que, por ambição, tomaram sobre si um encargo que lhes não fora cometido. Todavia, como eram, afinal, homens de gênio, mesmo entre erros que ensinaram, grandes verdades muitas vezes se encontram.
Os que hão pretendido…
Na pergunta anterior estudamos sobre aqueles que vieram com missão. Agora Kardec pergunta sobre aqueles que acham que têm missão, que acham que podem governar outros seres humanos em nome de Deus. São situações diferentes.
Sobre esse assunto o Espírito da Verdade fala: certamente hão dado causa a que os homens se transviassem. Quem são esses? Os famosos professores da lei.
Muitos seres humanos ensinam os trechos dos livros sagrados. Sobre esses Cristo disse: eles devem ser ouvidos, mas suas ações não devem ser seguidas. Então eles não são culpados por ninguém se transviar, já que o ensinamento de Deus através dos mestres está a disposição de qualquer um, mas por sua ação, causam uma oportunidade para que o ser humano de má fé, ou seja, aquele que quer ter prazer, transvie, opte por se transviar.
Por isso afirmo que não é culpado quem se auto declara missionário de Deus. Por quê? Porque é simplesmente um instrumento para gerar uma situação onde o espírito pode optar pelo amor a Deus ou pela idolatria àquele que se auto designa emissário de Deus.
Aliás, o próprio Espírito da Verdade fala isso na resposta pois a termina dizendo: como são homens de bem, ajudam em alguma coisa, porque passam ensinamentos. Só que ao fazer isso buscam servir ao ser humano, à consciência humana.