Qual o caráter do verdadeiro profeta?
O verdadeiro profeta é um homem de bem, inspirado por Deus. Podeis reconhece-lo pelas suas palavras e pelos seus atos. Impossível é que Deus se sirva da boca do mentiroso para ensinar a verdade.
Verdade é aquilo que vem de Deus porque só Ele ensina, sabe e conhece a verdade.
Sendo assim, todo aquele que passa o seu ensinamento ao falar da lei de Deus é mentiroso. Já aquele que passa o que foi ensinado pelos mestres, sem tirar ou acrescentar uma virgula ou um ponto, sem alterar o objetivo de cada ensinamento, é um profeta.
Esse é o verdadeiro mestre, o verdadeiro profeta, um enviado de Deus. É isso que o Espírito da Verdade quer dizer quando fala que Deus não pode se servir da boca de um mentiroso. Deus não pode se servir da boca de alguém que fale por si, que fale o que acha, que fale o que acredita. Tem que se servir de bocas que sejam meros ecos da voz divina, daqueles que falam apenas o que Deus quer que seja dito.
Resumindo essa questão, então, vemos que na visão do Espírito da Verdade, um ser humanizado não pode ser um guru, mentor, mestre de outro. Aliás, estudamos a mesma coisa no Bhagavad Gita também. O ensinamento é o mesmo: apenas aqueles que se entregam a Deus e falam o que o Pai quer que seja falado merecem ser ouvidos.